III SIRIM debate “A modernidade em Nepomuceno” com grandes nomes da música de câmara nacional e internacional

Evento chega ao seu quarto e penúltimo encontro na próxima segunda-feira, 16, com expoentes da música orquestral no Brasil e no mundo através de transmissão em live no Facebook e no YouTube da Escola




O pesquisador e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Luiz Guilherme Goldberg, e o maestro e arranjador Júlio Medaglia são os próximos convidados do III SIRIM – Simpósio de Regência e Interpretação Musical Alberto Nepomuceno em foco. Eles participam do debate “A modernidade em Nepomuceno” na próxima segunda-feira, 16, às 20h, no Canal do YouTube e no Facebook do Porto Iracema das Artes. A mediação da atividade é da cantora e também pesquisadora Anna Maria Kieffer. O quarto e penúltimo encontro do evento mensal, iniciado em agosto deste ano, exibe mais um vídeo na ocasião, desta vez da “Marcha” da Ópera Abul.

Os convidados da noite somam extensos repertórios e influências de destaque no Brasil e em vários países mundo afora, tendo Guilherme Goldberg desenvolvido pesquisa de doutorado e pós-doutorado, esta em Lisboa (PT), ambas sobre o maestro cearense, recebendo menção honrosa do Prêmio Capes de Teses (2008) pela primeira. Na sequência, Júlio Medaglia, que é um expoente da regência sinfônica, atuando como regente de orquestras brasileiras e europeias prestigiadas, como na Filarmônica de Berlim, e da música nacional popular, sendo um dos fundadores do Tropicalismo, além de possuir uma longa carreira nacional em rádio e TV. Some-se a atuação em pesquisa e os 25 lançamentos de CDs, CDs-livros e DVDs de Anna Maria Kieffer, que também desenvolve docência.  

Mais informações sobre os convidados estão em nosso site

O III SIRIM ocorre em uma parceria da Escola Porto Iracema das Artes com o Grupo de Pesquisa IRIM – Investigação em Regência e Interpretação Musical (Uece/CNPQ). Todo o evento busca revisitar e divulgar as obras de Alberto Nepomuceno, uma homenagem ao maestro e compositor cearense no centenário de sua morte, como parte da programação especial “Ano Alberto Nepomuceno”.

Todos os encontros estão disponíveis no canal do YouTube do Porto Iracema. O primeiro encontro do Simpósio ocorreu em agosto, com mesa redonda de tema “Modinha e as canções de Nepomuceno”, seguida de “Aspectos da obra instrumental de Alberto Nepomuceno” em setembro. O último discutiu “Alberto Nepomuceno: entre a História e a Ficção”. Pesquisadores e artistas de destaque nacional que se dedicam ao estudo da obra e do legado do maestro integram os debates.

ENCERRAMENTO

O evento será finalizado no dia 14 de dezembro, com a presença do poeta e repentista Geraldo Amâncio, do poeta e cordelista Geraldo de Almeida Nobre e da professora Elba Braga Ramalho na mesa-redonda “Aspectos da Tradição em Nepomuceno e a cantoria nordestina”. A mediação será realizada pelo professor e pesquisador Gilmar de Carvalho. Ao final, acontecerá apresentação do vídeo “A jangada”.

Toda a programação tem curadoria de uma comissão formada pelos músicos e pesquisadores Elba Braga Ramalho, Gilmar de Carvalho, Inez Martins Gonçalves, Anna Maria Kieffer e Marcio Landi. O evento conta, ainda, com a parceria da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Música da UECE.

● III SIRIM – SIMPÓSIO DE REGÊNCIA E INTERPRETAÇÃO MUSICAL “ALBERTO NEPOMUCENO EM FOCO”

16 de novembro – Segunda-feira – 20h
A modernidade em Nepomuceno
Com Luiz Guilherme Goldberg e Júlio Medaglia
Mediação: Anna Maria Kieffer
Apresentação do vídeo “Marcha” da Ópera Abul
Onde: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes

14 de dezembro – Segunda-feira – 20h
Aspectos da Tradição em Nepomuceno e a Cantoria Nordestina
Com Geraldo Amâncio, Guilherme de Almeida Nobre e Elba Braga Ramalho
Mediação: Gilmar de Carvalho
Apresentação do vídeo “A jangada”
Onde: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: III SIRIM debate “A modernidade em Nepocumeno” com grandes nomes da música de câmara nacional e internacional
Quando: segunda-feira, 16, às 20h
Onde acessar: Facebook e canal do YouTube do Porto Iracema das Artes

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Luca Souza
Carregar Mais Em Cultura

Sobre Luca Souza

Estagiário no setor de criação de conteúdo do Foobá

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram did not return a 200.

Siga-nos!