Inscrições abertas para o 2º Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar

As produções selecionadas para a Mostra Competitiva irão concorrer ao Troféu Lygia Guedes nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Direção Arte, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Produção do Litoral Oeste Cearense. Além do troféu, o vencedor na categoria de Melhor Filme será premiado com R$ 5.000,00.




Cinema, Cultura

Cineastas de todo o Brasil têm até o dia 12 de junho para submeter suas produções ao 2º Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar. O festival está aberto a filmes de curta-metragem brasileiros de qualquer gênero, desde que abordem temáticas relacionadas à ecologia, cultura do mar e direitos humanos, e que tenham sido finalizados após 1º de janeiro de 2020. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma FilmFreeway.

A Diretora Executiva do Festival, Verônica Guedes, destaca que o evento acolhe todas as expressões audiovisuais que possam transmitir a busca pela felicidade como direito humano e ambiental.

As produções selecionadas para a Mostra Competitiva terão a oportunidade de concorrer ao Troféu Lygia Guedes em diversas categorias, como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Produção do Litoral Oeste Cearense. O vencedor da categoria Melhor Filme receberá também um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5.000,00.

O Festival Samburá acontecerá no distrito do Pecém, na cidade litorânea de São Gonçalo do Amarante, situada a 50km de Fortaleza. Sua missão é promover debates sobre questões importantes para a sociedade por meio da arte. O evento contará com uma ampla programação, oferecendo aos moradores da região acesso gratuito à exibição de filmes, apresentações de dança, música e teatro, além de diversas oficinas de formação.

O 2º Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar é realizado pelo CENAPOP – Centro Popular de Cultura e Eco-Cidadania e pela CRIAR Comunicação e Cultura, com o patrocínio da WestRock e Athos Construções. O evento conta com o apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Via de Acesso à Arte e Cultura (VAAC).