IV edição do Encontro do Território Criativo do Gesso inicia nesta segunda-feira (15)

O evento é uma ação formativa e colaborativa das organizações que atuam no Território.




Cultura, Tradição

O IV Encontro do Território Criativo do Gesso será realizado no dia 15 e 16 de março, de forma virtual. O prefeito municipal do Crato, José Aílton Brasil participará da mesa de abertura, no webinário que discutirá o direito à cidade.

O público terá acesso às apresentações das organizações sociais e seus produtos que compõem o Território Criativo de forma virtual. O projeto é financiado pela Lei Aldir Blanc, através do Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado, Secult.

O Encontro possibilita articulação entre as instituições que formam a rede sociocultural e o poder público, promovendo desenvolvimento e empoderamento da comunidade. Desde 2015, a iniciativa busca construir novas narrativas locais, dando voz e protagonismo aos moradores e atores sociais do Gesso.

Para Francisco Nascimento, um dos coordenadores do projeto, realizar ações culturais, mesmo que de forma remota, nesse momento crítico na saúde pública, reduz o impacto no setor. “É importante manter vivos, mesmo que virtualmente esses encontros, porque possibilitam ouvir as organizações e o poder público, integrá-los, dar visibilidade às potencialidades da comunidade, fortalecer os laços e pensar novas formas de atuar e produzir nesse momento de pandemia”.

Direito à cidade

Podemos dizer que o direito à cidade é antes de tudo a defesa de participar e intervir na gestão da cidade, a partir da sua complexidade urbana, na acessibilidade dos serviços sociais, na garantia de ambientes saudáveis e seguros.

No segundo dia de evento, o Encontro reunirá representantes das organizações, pontos de cultura, grupos da Tradição, grupos de dança e gestores públicos. Diretores e secretários escolares, coordenadores de Centros de Referência da Assistência Social, Cras, e secretários municipais também participarão das atividades.

O Território

O Território Criativo do Gesso é uma experiência pautada pelo direito à cidade. Ele nasce em 2015, tendo como mobilizador, o Coletivo Camaradas, a partir da inquietação de compreender a relação entre lugar e o Território em que está inserido, composto por cinco bairros: Centro, São Miguel, Pinto Madeira, Palmeiral e Santa Luzia.

Compreender essa relação foi essencial para constituir uma rede de articulação horizontalizada e não pactuada entre o poder público e sociedade civil. Uma forma de garantir a autonomia organizativa e política dos movimentos sociais. A rede surgiu com o desejo de proporcionar entrelaçamento e aproximação entre sujeitos e organizações que atuam no âmbito do Território, potencializando ações e projetos que já aconteciam de forma isolada ou ainda gestando novas parcerias.

O Território tem como tática política pensar o lugar (Comunidade do Gesso), a construção de uma narrativa de lugar, dando visibilidade à potência criativa das ações desenvolvidas no território e, ao mesmo tempo, criando uma agenda positiva e de combate ao vitimismo, estigmatização e discriminação.

Programação

15/03:

18h: Mesa de abertura;
Tema: Território Criativo do Gesso e o direito à cidade;

Convidados:
Alexandre Lucas (Coletivo Camaradas);
Raniere Moreira (UFCA); 
Hermano José de Sousa (Projeto Nova Vida);
Zé Ailton Brasil (Prefeito Municipal do Crato);
Mediação: Renata dos Santos (Coletivo Camaradas);

16/03:

15h: Encontro do Território Criativo do Gesso:
Histórico do Território Criativo do Gesso (Suelanho Alencar e Alexandre Lucas);
Apresentações das organizações sociais e o poder público que compõem o Território Criativo;
20h: Contos, Causos e Personalidades da minha Comunidade.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.