IV Encontro da Poesia no Gesso, em Crato, começa nesta quarta-feira (02)

O Encontro de Poesia proporcionará momentos de trocas de vivências e conhecimentos.




Cultura, Literatura

Entre os dias 02 e 05 de junho será realizada a IV Edição do Encontro da Poesia do Gesso. O evento surgiu nas rodas de poesia promovidas pelo Coletivo Camaradas desde 2013. A edição deste ano será de forma remota, devido à pandemia causada pela covid-19.

O Encontro de Poesia proporcionará momentos de trocas de vivências e conhecimentos. Para a coordenadora Luciana Bessa, “atua com a missão da democratização do livro e da leitura com vistas a possibilitar a ampliação da visão social de mundo e processos de organização popular. Além disso, defende que é preciso pensar e fazer arte com as camadas populares, pois é em contato com a arte literária que nos coletivizamos, nos humanizamos, nos sensibilizamos e nos tornamos sujeitos mais críticos e, portanto, mais atentos à realidade na qual estamos inseridos”.

Segundo Luciana, o Encontro deste ano tem como objetivo “congregar poetas, escritores, cordelistas, professores, estudantes de escolas públicas e, em especial, o Território do Gesso para lançamentos de livros, rodas de poesia, oficinas de caráter literário, conversas sobre a leitura e a literatura”.

Nesta perspectiva, as escolas que fazem parte do Território Criativo do Gesso (EEMTI Estado da Bahia, Colégio Municipal Pedro Felício, EEF Dom Quintino, EEIEF 18 de Maio e EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau) serão contempladas com nove ações de oficinas, três rodas de poesia, lançamento de três livretos, um livro de poemas em formato coletivo e uma mostra de videopoema, todos os eventos em dimensão virtual.

O Encontro de Poesia faz parte do projeto Território Criativo do Gesso, contemplado pela premiação de Fomento à Cultura e Arte da Secretaria de Cultura do Ceará – Secult-CE, através da Lei Aldir Blanc (Nº 14.017), que destina ações emergenciais ao setor cultural.

O Território Criativo movimenta-se interna e externamente visando agregar conhecimento junto à conjuntura territorial da região, abrindo espaços para novos ambientes e debates. A partir do Território Criativo, diversos grupos discutem a importância sobre o direito à cidade, assim como um cenário democrático dentro da área urbana. Desta forma, o projeto busca reconhecer a relevância na transversalidade cultural e nos trabalhos artísticos, promovendo ações afirmativas para a cultura e a comunidade.

Confira a programação do evento:

02 de junho
9h Oficinas: Produção de Cordel – Hamurábi Batista (EEMTI Estado da Bahia); Cultura Leitora – Alexandre Lucas (Voltada para professores da rede municipal e estadual de ensino);
14h Oficina: Poesia como fonte histórica – Marta Regina (Colégio Municipal Pedro Felício)
19h Live: Roda de poesia com lançamento de livros

03 de junho
9h Oficina: Fotografia para a escuta – Léo Salo (EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau)
14h Oficina: Como produzir e vender o próprio livro – Val Lima (Voltada para escritores)
16h Roda de conversa: A poesia no rádio e na TV – Convidados: Maciço de Baturité, Aldemar Moraes e Antônio Vicelmo.
19h Live: Roda de poesia com lançamento de livros

04 de junho
9h Oficinas: Escrita Criativa – Natália Pinheiro e Carlos Antonio (EEF Dom Quintino); Poetas Nordestinas – Mayara de Lima, Naira Almino e Luciana Bessa (EEMTI Estado da Bahia); Oficina de Rap – Dextape Emece (EEIEF 18 de Maio);
16h Roda de conversa: Experiências poéticas: das entidades literárias à rua – Convidados: Giordano Vale (Coletivo Camaradas), Josenir Lacerda (Academia dos Cordelistas do Crato), Lana Oliveira (Slam das Minas Kariri), Poeta Cassiano (Sociedade dos Poetas de Barbalha) e Thayná Batista (Revista Satírika).
19h Live: Roda de poesia com lançamento de livros

05 de junho
14h Live: Lançamento de livro coletivo