Lançamento do livro “Minguiriba: Memória e identidade”

O lançamento será no dia 20 de janeiro às 16h, através da plataforma Google Meet




Cultura, Literatura

Uma comunidade que solta a voz e compartilha com o mundo a sua memória e a sua história. Antes ignorada pela historiografia oficial, agora tem sua história ao alcance de alunos, professores, pesquisadores e público em geral.

Esse é o livro “Minguiriba: Memória e identidade”, da autora Francisca Eugenia Gomes Duarte, que será lançado no dia 20 de janeiro às 16h, através da plataforma Google Meet.

A ideia inicial de contar a história da comunidade, surgiu com o projeto de pesquisa desenvolvido pela autora do livro, quando cursou o mestrado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri – UFCA. 

Ela observou a riqueza cultural e religiosa da comunidade, e que não havia nada oficial registrado sobre essas tradições. A pesquisa deu origem ao filme Minguiriba (ainda sem data de lançamento), e conta a trajetória de uma comunidade rural fundada pelo padre Cícero há mais de cem anos.

Eugenia conta que apesar da chegada de elementos como energia elétrica e internet, eles ainda têm problemas sociais que precisam de atenção. 

“Gostaríamos de dar acesso a outras pessoas as questões que ocorrem no Minguiriba. […] Dar oportunidade da comunidade falar, e levar essas vozes mais longe. A partir daí resolvemos dar continuidade ao nosso trabalho com o livro.”

Eugenia Duarte, autora do livro Manguiriba: Memória e identidade

O livro pode ser adquirido no site da Editora Telha, ou diretamente com a autora por meio do seu Instagram ou Facebook.

Lançamento do livro

No lançamento, que será feito por meio da plataforma Google Meet, Eugenia apresentará a comunidade Minguiriba e fará um resumo sobre o surgimento e desenvolvimento da sua pesquisa e contará com a colaboração de convidados:

Dra. Ariluci Goes Elliot. Professora do Cursos de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia e Coordenadora do grupo de Pesquisa Memória, Acervos e Patrimônio – MAPA – Universidade Federal do Cariri – UFCA.

Dr. Marcos de França. Professor dos Cursos de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri e Coordenador do grupo de Estudo em Discurso Cultura e Identidades – DISCULTI.

Sobre a autora

A autora é professora efetiva do Curso de Letras da Universidade Regional do Cariri – URCA, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Biblioteconomia pela UFCA e filiada aos Grupos de Pesquisa Memória, Arquivo e Patrimônio – MAPA (UFCA) e aos Grupos de Estudo: Discurso Cultura e Identidade – DISCULTI – (URCA) e GRECOM (UFRN).

Lançamento do livro Minguiriba: Memória e Identidade
dia 20 de janeiro às 16h
Entrada na sala: a partir de 15h30
Local online: http://meet.google.com/siq-bger-fbt

Sobre Beatriz Morais

Beatriz Morais, formada em jornalismo pela Universidade Federal do Cariri-UFCA, é mãe de gatos, cratense e apaixonada por leitura e música boa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.