O livro Relicário de Memórias – Opereta Popular Canto de Reis será lançado na próxima terça-feira (29), às 18h, no Banco do Nordeste Cultural, em Juazeiro do Norte. O lançamento encerra a edição deste ano do Festival Nacional de Culturas Populares e Tradicionais – Canto de Reis.
A programação terá a participação da organizadora do livro, Rosiane Bezerra de Oliveira, conhecida como Dane de Jade, além de Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC), e Elizabeth Fernandes, idealizadora do festival.
A publicação reúne parte do material produzido para o espetáculo Opereta Popular Canto de Reis, apresentado em 2019. Sob direção de Dane de Jade, a montagem reuniu mestres e mestras de reisado, músicos e atores. Cantos, melodias e cenas do espetáculo foram registrados e posteriormente selecionados para compor a obra.
A proposta do livro é registrar e preservar conhecimentos ligados ao reisado, especialmente aqueles transmitidos pela tradição oral. Segundo Dane de Jade, a redução dos momentos de convivência e de transmissão desses saberes reforça a necessidade de documentar esse patrimônio cultural.
A publicação integra as ações de Educação Patrimonial do festival. Uma versão digital já foi apresentada a professores da rede pública de Juazeiro do Norte durante o Seminário de Educação Patrimonial. Após o lançamento, exemplares serão destinados às bibliotecas das escolas municipais.
O projeto é realizado pela Betha Produções e pela Associação dos Voluntários para o Bem Comum (AVBEM), com produção da Associação Movimentos. A iniciativa tem patrocínio da Enel e apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura nº 18.012, de 1º de abril de 2022.
foto: Jarbas Oliveira

