
O documentário de curta-metragem “Memórias de Juazeiro: A Casa da Arandela” foi lançado no último domingo (19) e traz uma importante reflexão sobre a preservação do patrimônio histórico em Juazeiro do Norte (CE).
Produzido de forma independente pelo projeto Memórias de Juazeiro, liderado pela arquiteta Hévila Ribeiro, o filme conta a história da Casa da Arandela, um imóvel localizado na Rua São José, no centro histórico da cidade, e sua relação com a família Sobreira Alves.
A produção busca aproximar a sociedade juazeirense aos patrimônios materiais da cidade, gerando o sentimento de identidade e pertencimento. Além disso, o vídeo é uma importante ferramenta para refletirmos sobre a preservação do patrimônio cultural em Juazeiro, uma vez que a área vem passando por um processo de descaracterização ao longo do tempo.
De acordo com Hévila Ribeiro, a Casa da Arandela é um exemplo de resistência ao cenário de descaracterização e destruição de edifícios históricos em Juazeiro. O documentário surge como uma ponte para pensarmos o desenvolvimento da cidade junto à valorização e preservação do patrimônio cultural.
O projeto acontece por meio do perfil no Instagram @memoriasdejuazeiro, que teve como objetivo inicial a publicação de imagens de fachadas históricas remanescentes do município, como forma de documentar virtualmente essas edificações. Frente a aderência do público a ideia, este vem de desdobrando em atividades como oficinas, palestras e visitas guiadas.
O documentário está disponível no youtube: