Mestre Júlio dos Santos conversa sobre transformações em seu fazer artístico em Entre Telas Fotopoéticas

Live compõe programação Sete Mares do Porto, em comemoração ao aniversário de 7 anos da Escola, e acontece na terceira semana de atividades




Por mais de 40 anos, as técnicas de Mestre Júlio dos Santos com a fotopintura foram desenvolvidas manualmente com o cavalete. Reconhecidas mundo afora, as pinturas agora são feitas por softwares em computador. A mudança no fazer artístico do conhecido Mestre Júlio será tema do próximo Entre Telas Fotopoéticas, promovido pelo Porto Iracema das Artes na programação de aniversário da Escola. Com o tema “Formas de transformar o cavalete e a vida”, o bate-papo acontece na próxima quinta-feira (20), às 17h, no Instagram oficial do Porto.

As novas técnicas desenvolvidas por Mestre Júlio serão assunto da live juntamente de sua trajetória, permeada pelo modo de vida do artista, repleto de afetividade e olhar atento aos anseios dos jovens para a arte, o ofício e vida. No Porto Iracema, ele já desenvolveu um percurso e oficinas de fotopintura digital. Iana Soares, coordenadora do Programa de Fotopoéticas da Escola, irá mediar a conversa.

As pinturas de Mestre Júlio integraram, também, a última turnê dos Tribalistas, e foram exibidas durante os shows, que tiveram a direção artística de Batman Zavareze. 

Entre Telas é uma ação do Porto Iracema das Artes para o período de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, que tem discutido a produção artística a partir de diferentes contextos com pesquisadores e artistas de variadas linguagens. Durante a programação Sete Mares do Porto, que ocorre em todo o mês de agosto, as lives trazem conversas sobre música, artes visuais, dança, fotografia, juntamente de outras programações com debates, apresentações e exposições, nas redes sociais InstagramYouTube e Facebook.

Sobre Júlio dos Santos

Mestre Júlio dos Santos é um dos maiores profissionais da fotopintura brasileira. Com vasto conhecimento químico, histórico e digital da fotografia, seu trabalho é considerado um refinamento no conceito tradicional da técnica. Desde 2017, ministra cursos de fotopintura digital na Escola Porto Iracema das Artes.Sobre Iana SoaresIana Soares é jornalista e fotógrafa. Tem Mestrado em Criação Artística Contemporânea pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona e Especialização em Escrita Literária pelo Centro Universitário Farias Brito. Entre 2009 e 2018, trabalhou no Grupo de Comunicação O POVO, onde foi editora do Núcleo de Imagem e articulista. Fez parte da equipe de criação e coordenação do Fotofestival SOLAR. Atualmente, coordena o Programa de Fotopoéticas da Escola Porto Iracema das Artes.Sobre a EscolaO Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.ServiçoO que: Mestre Júlio dos Santos conversa sobre transformações em sua trajetória artística em “Entre Telas Fotopoéticas”
Quando: quinta-feira (20), às 17h
Onde acessar: Instagram oficial da Escola Porto Iracema das Artes

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Luca Souza
Carregar Mais Em Cultura

Sobre Luca Souza

Estagiário no setor de criação de conteúdo do Foobá

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!