Mirante do Caldas celebra agosto com arte, fé e cultura durante Festejos do Bom Jesus

Atividades no Mirante do Caldas integram os Festejos do Bom Jesus com arte, música, oficinas e rodas de conversa.

Cultura

O Complexo Ambiental Mirante do Caldas, localizado no distrito do Caldas, em Crato, preparou uma programação especial para o mês de agosto. As atividades integram os tradicionais Festejos do Bom Jesus dos Aflitos, combinando religiosidade com ações artísticas, culturais e de formação comunitária.

A iniciativa é realizada pelo equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema), gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

A programação começa no sábado, 2 de agosto, com a oficina de confecção da bandeira dos Festejos de 2025. A atividade será realizada no Centro de Interpretação Histórica e Ambiental e convida a comunidade a participar da criação do símbolo que representa a devoção local.

No mesmo dia, às 18h, será inaugurado o mural “Cultura e Natureza do Caldas”, da artista visual Jessyca Sereia. A obra foi construída de forma colaborativa com moradores da região, ao longo da oficina “Natureza e Cultura do Caldas: Memórias e Tradição”, realizada em julho. A instalação ficará fixada na Vila do Caldas.

No domingo, 3 de agosto, a culminância da oficina da bandeira contará com a exposição da nova criação ao lado de versões anteriores. A instalação tem curadoria do artista Francisco Amorim, que produz as bandeiras desde 2009.

A programação do fim de semana se encerra com shows gratuitos na Vila do Caldas. No domingo, às 17h30, haverá apresentação do Forró Tapera, seguida de Haroldinho e Forró De Nois às 19h.

As apresentações continuam no dia 8 de agosto, com Os Cabras de Lampião às 21h e Adriano Sanfoneiro às 23h. No sábado, 9, Rafael Belo Xote se apresenta às 21h, e no domingo, 10, às 19h, é a vez do Pagode da Louvação. Todas as atividades acontecem em frente à Igreja Bom Jesus dos Aflitos.

Outro destaque da programação é a Feira Mirarte, que se une à Quermesse no dia 8, a partir das 18h. A ação incentiva o empreendedorismo local, a economia criativa e o turismo de base comunitária.

No eixo de formação, o Mirante promove dois encontros. No dia 14 de agosto, às 9h, no CRAS Malvinas (Barbalha), será realizada uma palestra com a secretária de Direitos Humanos do Crato, Zuleide Queiroz. O tema será “O que são direitos humanos e por que precisamos deles?”, voltado ao público feminino atendido pelos CRAS.

Já no dia 15, às 13h, a trilha do Mirante do Caldas, localizada na Flona Araripe, será palco de uma roda de conversa sobre “Caatinga e Cerrado: patrimônios do Brasil”. A mediação será feita pela engenheira florestal Adrielle Andrade e pelo engenheiro agrônomo Josué Dantas.

publicidade
publicidade