O Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), localizado na Chapada do Araripe e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza em julho uma programação voltada para natureza, arte, socioeducação e empreendedorismo. As ações ocorrem ao longo do mês, período das férias escolares.
Nesta sexta-feira (4), às 9h30, o CAMC recebe o IV Caminhos Literários – Programa Fazendo Justiça, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A atividade inclui visita guiada, exibição do filme “Fala, Mestre – inventário da tradição” e um bate-papo sobre os temas abordados na obra.
No sábado (5), às 13h, acontece a oficina “Aprender Fazendo”, parte do II Seminário para Geoprodutores. A ação conta com a participação de Francisca Jeanne, Fernanda Santos e Ingryd Feitosa, com foco na valorização dos geoprodutos da região e fortalecimento da economia local.
Todos os domingos de julho, das 9h30 às 17h, o CAMC abriga a Feira Mirarte de Produtos Orgânicos e Artesanais, com a presença de empreendedores da Vila do Caldas.
Entre os dias 16 e 19 de julho, o Mirante do Caldas estará presente na Expocrato, através do Palco Sonoro da URCA, com shows de artistas da região. A programação inclui João do Crato e Banda Show Remoenda (16), Ermano Morais e Banda (17), Felipe Duna e Banda (18), e Banda Nazirê (19).
Já nos dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27, das 13h às 17h, será realizada a oficina “Natureza e Cultura do Caldas: memórias e tradição”. A atividade tem direção artística da muralista Jessyca Santos e propõe a criação de uma obra mural de grande escala, dialogando com a história e os elementos culturais e ambientais da Chapada do Araripe.
O Complexo Ambiental Mirante do Caldas funciona de quarta a domingo, das 9h30 às 17h30, e oferece trilhas com acessibilidade, borboletário, exposições, café cultural, visitas guiadas e um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental.

