Missão Velha: Festa de São José 2024 é encerrada com grande show pirotécnico

Tradição, fé, cultura e segurança marcaram um dos maiores eventos do município.




Cultura, Festa
Festa de São José (Foto: Joice Borges)

A terra da paróquia mais antiga da Região do Cariri, fechou a noite de terça-feira, 19 de março, em grande exemplo de fé, devoção e celebração.

Longe de definir os festejos tradicionais em apenas “celebrações de cidades pequenas”, Missão Velha e, aqui, leia-se todas as comunidades rurais e sede, dispuseram um verdadeiro show de organização, tradição, cores e fé. A tradicional Festa de São José, em homenagem ao patrono do município, é um dos maiores e mais tradicionais eventos da cidade e, há cada ano, cresce mais.

Ao entorno da Paróquia São José, que neste ano celebrou 276 anos de criação, representantes de cada distrito e demais localidades do município enfileiravam um andor, homenageando santos diversos. Ricos em cores, rendas, flores, detalhes e muita fé, aos poucos, os andores somavam ao grande cenário feito por muitas mãos que, mesmo cansadas do tempo, faziam questão da presença.

Por trás da paróquia, é claro, não poderia faltar; parques, brinquedos, espetinhos, pipoca, algodão-doce e comidas típicas, do Baião de Dois com queijo e paçoca de carne de sol, tipicamente caririense, aos pratinhos de mungunzá e vatapá, esbanjando o que o Cariri tem de forte nas veias dos rios que cortam as cidades – ancestralidade indígena, africana e católica, seja nos ritos, cantos, rezas ou culinária.

Mas, o que não poderia faltar para somar, abrilhantar e fechar o evento em grande festa, prendendo a atenção de todos, era o show pirotécnico. Em mais um ano, a Cariri Fogos, empresa juazeirense especializada em serviços e produtos pirotécnicos, forneceu um super momento e experiência visual aos devotos de São José, com cinco minutos de fogos, emoção e intensa segurança, com profissionais equipados e com toda documentação necessária para realizar tal feito.