
De 21 a 24 de agosto, a Mostra Sesc Cariri de Culturas 2025 transforma o Cariri e o Centro-Sul cearense em um palco a céu aberto. Com o tema “Arqueologia Social Inclusiva”, o evento promove apresentações gratuitas em todos os 28 municípios do Cariri e em quatro cidades do Centro-Sul: Iguatu, Icó, Orós e Umari.
A edição 2025 se conecta à candidatura da Bacia Cultural Sócio Biodiversa da Chapada do Araripe ao título de Patrimônio Mundial Misto da Unesco. Segundo Luiz Gastão, presidente do Sistema Fecomércio Ceará, a Mostra une tradição e contemporaneidade, reunindo expressões que vão da música à gastronomia, do teatro à literatura.
Ao todo, participam 216 grupos artísticos, em 326 ações culturais que abrangem artes cênicas, visuais, música, audiovisual, expressões da tradição, literatura e ações formativas. Mais de 2.300 artistas, entre músicos, mestres da tradição, escritores e contadores de histórias, integram a programação.
Entre os destaques, Vanessa da Mata apresenta o show “Todas Elas” no sábado (23), às 20h, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no Crato. Na sequência, sobe ao palco o cantor e compositor Luiz Fidelis. Os ingressos estão à venda pelo Sympla, a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), com parte da renda destinada ao programa Mesa Brasil Sesc.
Outros nomes confirmados incluem Hélio Ziskind, Amir Haddad, a cacique Juliana Kerexu (Mbya Guarani), Fausto Fawcett, Zaba Moreau e o cratense Abidoral Jamacaru.
No mesmo dia, será inaugurado, em Barbalha, o Museu Orgânico Fábrica de Mosaicos Mestre Jaime, em homenagem ao artesão que mantém viva a produção de ladrilhos hidráulicos na região.
A programação também integra o Festival Mistura Senac, de 21 a 23 de agosto, na Praça La Favorita, em Juazeiro do Norte, com oficinas gastronômicas, desfiles de moda, feira de produtores locais, espaço de bem-estar, área de tecnologia e atividades infantis.
A Mostra Sesc Cariri de Culturas é uma realização do Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, e promove o intercâmbio artístico e a valorização das identidades culturais do estado.