Movimento Salve a Chapada do Araripe é homenageado em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará

Reconhecimento destaca atuação em defesa da conservação ambiental e combate ao desmatamento na Chapada do Araripe.

Ação Social, Cultura

O Movimento Salve a Chapada do Araripe foi uma das organizações homenageadas durante uma sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Ceará. A cerimônia aconteceu no dia 23 de junho de 2026, às 16h, no Plenário da Casa, reunindo representantes e apoiadores da causa ambiental.

O evento teve como objetivo reconhecer o trabalho de pessoas e entidades que atuam na preservação de biomas importantes, com destaque para a Mata Atlântica. A homenagem ressaltou a contribuição do movimento na defesa da Chapada do Araripe, área considerada estratégica para o equilíbrio ambiental do Nordeste.

A atuação do grupo inclui alertas sobre o avanço do desmatamento, das queimadas e da expansão do agronegócio na região. A Chapada do Araripe é vista como um território essencial para a segurança hídrica, além de possuir grande importância cultural, social e ambiental.

Segundo o movimento, a Chapada também é conhecida como a “Caixa d’Água do Sertão”, por sua relevância na recarga de recursos hídricos e na manutenção da biodiversidade. Em 2024, a Área de Proteção Ambiental da região registrou altos índices de desmatamento, o que reforçou a necessidade de mobilização.

O grupo reúne artistas, ativistas e comunidades tradicionais em ações políticas e culturais que buscam conscientizar a sociedade e pressionar o poder público por medidas de proteção mais efetivas. A iniciativa segue atuando na construção de um manifesto em defesa da preservação da Chapada do Araripe.

--
publicidade