Museu Histórico do Crato recebe fundador do IPHAN do Ceará e realiza encontro internacional

A secretária de cultura do Crato, Dane de Jade, acolheu na última sexta-feira, em Crato, o professor e arquiteto Domingos Cruz Linheiro. Domingos, que em 1982 montou a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)  do Ceará, é atualmente professor da Universidade de Fortaleza (Unifor)  e esteve na cidade para analisar e …




A secretária de cultura do Crato, Dane de Jade, acolheu na última sexta-feira, em Crato, o professor e arquiteto Domingos Cruz Linheiro. Domingos, que em 1982 montou a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)  do Ceará, é atualmente professor da Universidade de Fortaleza (Unifor)  e esteve na cidade para analisar e corrigir a situação do projeto arquitetônico do Museu Histórico do Crato. SONY DSC O Professor Linheiro e o arquiteto Valdemar Arraes estão a frente do projeto e informam que dentro de quinze dias um novo projeto será enviado para aprovação do IPHAN e do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). Com a aprovação do novo projeto, a quantia de R$426 mil, captada através de edital, será liberada pelo IBRAM e o Museu será  reformado nos padrões exigidos. Outra inciativa será a produção de um livro, intitulado “Tesouros Cratenses”, que reunirá fotografias, histórias, lendas, resgatando  a memória dos habitantes locais. Para a produção desse livro dois encontros já foram realizados no Museu Histórico do Crato. Na sexta-feira, 16, estiveram reunidos no Museu a secretária de Cultura, Dane de Jade, Ricky Seabra, Luis Guilherme Vergara (Diretor do Museu de Arte Contemporânea – MAC, Niterói), Nuno Sacramento (Diretor Scottish Sculpture Workshop –SSW – Escócia),  Leonardo Guelman (Diretor do Instituto das Artes e Comunicação Social – IACS/UFF, Niterói), Jessica Cogan (Instituto Mesa, Irlanda), arquitetos e estudantes de artes visuais. O encontro foi pautado por trocas de experiências acerca de instrumentos culturais e sua reprodução na sociedade. Ascom PMC

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Cultura

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e nerd de carteirinha desde que nerd era xingamento. Amante de música e cinema, idealizou o Foobá para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.