Museus orgânicos do Cariri- Próxima parada: Inauguração do museu de Dona Dinha

O Museu Orgânico de Dona Dinha será inaugurado na próxima segunda-feira, 12 de agosto

Foto: Luan Moura

Desde 2018 o Sesc Ceará em parceria com a Fundação Casa Grande passou a reconhecer um novo tipo de Museu: o orgânico, baseado no vínculo com a história e dos lugares onde vivem os mestres de cultura popular. Essa ação torna as casas dos  Mestres de Cultura Tradicional do Cariri lugares de memória que contribuem para preservação da tradição e histórias da cultura da região.

Os projetos que estão sendo selecionados como Museus orgânicos passaram por pesquisas e estudos sobre a sua tradição e impacto na comunidade. O espaço é organizado como acervo e utiliza das vestimentas, fotografias e instrumentos utilizados pelos Mestres e seus brincantes para construir o local da memória. O Sesc foi pessoalmente aos locais para selecionar os projetos, um dos escolhidos é a casa da Dona Dinha, mestre na arte do tear.

O Museu Orgânico de Dona Dinha será inaugurado na próxima sexta-feira, 09 de agosto, a casa da mestra se encontra no Bairro Vila Alta, periferia de Nova Olinda. Raimunda Ana da Silva, conhecida chamada carinhosamente de Dona Dinha, trabalha com a produção de redes desde 12 anos de idade. A rede é produzida fio a fio na casa e pela mãos da artesã, que vende seus artefatos para os turistas que passam pela cidade e pela Fundação Casa Grande.

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Cultura

Sobre Rayssa Leonel

Graduada em Jornalismo pela UFCA - Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora e caririense bem orgulhosa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!