O Mestre Noza tá de volta

O Centro Cultural Popular Mestre Noza será reinaugurado hoje, 25. O celeiro cultural começou a ser reformado em maio de 2018 e será entregue às 16h dessa quinta.

O Centro Cultural Popular Mestre Noza será reinaugurado hoje, 25. O celeiro cultural começou a ser reformado em maio de 2018 e será entregue às 16h desta quinta. A última reforma no local aconteceu há mais de 18 anos. O centro é um dos principais polos de produção e comercialização de peças artesanais.

Além da produção e comercialização, o Mestre Noza ao longo dos anos se tornou um dos cartões de visita da cidade de Juazeiro do Norte e um dos principais espaços da arte nordestina. A reforma contribuiu para o maior aproveitamento do local, oferecendo comodidade para os trabalhadores e para os visitantes. A cerimônia de reabertura, terá apresentação da Orquestra Armorial e performance artística.

Mestre Noza

O Pernambuco Inocêncio Medeiros da Costa, nasceu em 1897 na cidade de Taquaritinga do Norte. Chegou em Juazeiro do Norte no ano de 1912 e trabalhou como funileiro e em uma oficina de rótulos.

Ainda jovem aprendeu a fazer cabos de revólver e, atendendo a pedidos de romeiros, começou a fazer pequenas esculturas de santos. Envolveu-se com a xilogravura a partir dos 1940 produzindo capas para os folhetos de cordel. Seus trabalhos estiveram em diversas exposições no Brasil e ganharam o mundo quando a partir de 1961, quando teve sua primeira exposição em Paris (França). Em 1965 seu álbum Via Sacra foi editado em Paris.

Mestre Noza faleceu em São Paulo, aos 86 anos, no dia 21 de dezembro de 1983.

  • Cultura

    O Mestre Noza tá de volta

    O Centro Cultural Popular Mestre Noza será reinaugurado hoje, 25. O celeiro cultural começou a ser reformado em maio de 2018 e será entregue às 16h dessa quinta.
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Cultura

Sobre Rayssa Leonel

Graduada em Jornalismo pela UFCA - Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora e caririense bem orgulhosa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!