O que pode uma mulher que borda?

A atividade virtual faz parte da programação do Lab Artes Visuais para o mês de fevereiro. Após o filme, haverá roda de conversa sobre a obra




Cinema, Cultura

Na próxima sexta-feira, dia 4 de fevereiro, às 18h30min, a Escola Porto Iracema das Artes realiza a exibição do documentário “O que pode uma mulher que borda?”, seguida de uma roda de conversa com Dinha Fonsêca e Oda Ferreira. A atividade acontece em formato virtual, no canal da Escola no Youtube, e faz parte da programação da 9ª edição do Laboratório de Artes Visuais.

A obra transmídia, dirigida pelo artista FluxoMarginal, dirigida pelo artista FluxoMarginal, pensa e expõe a diversidade que compõe o universo das mulheres bordadeiras do Cariri cearense, trazendo um diálogo sobre as possibilidades de resistência a partir do bordado e da condição de ser mulher.

Com mediação da coordenadora do Lab, Aline Albuquerque, a exibição será seguida de uma roda de conversa com as artistas Dinha Fonseca, produtora do filme, e Oda Ferreira, produtora cultural e bordadeira. “A Temporada Formativa é composta por trinta artistas pesquisadores(as) que formam um grupo bastante heterogêneo, cada um(a) traz contribuições a partir de seus interesses e experiências no vasto campo das artes visuais. O documentário produzido por Dinha, e protagonizado por outras mulheres bordadeiras da região do Cariri, traz um olhar contemporâneo para a linguagem do bordado, atualizando essa técnica ancestral através da luta feminista por igualdade de direitos“, comenta.