O retorno de Suyane Moreira às telas da Rede Globo

A personagem Iraê Guató, interpretada pela atriz cearense Suyane Moreira, é uma especialista em ervas e conhecedora das medicinas da floresta. Ela tem raízes indígenas e sente receio de se aproximar de pessoas que não conhece, pois tem medo dos fazendeiros maldosos da região.




Cultura, TV

A aguardada novela das 21h da Rede Globo, Terra e Paixão, estreia nesta segunda-feira (08) e promete conquistar o público com muito romance e disputa de terras. Escrita pelo renomado autor Walcyr Carrasco, a trama se passa no Mato Grosso do Sul, e apresenta um núcleo dos povos originários, do qual faz parte a personagem Iraê Guató, interpretada pela atriz cearense Suyane Moreira.

Iraê é uma especialista em ervas e conhecedora das medicinas da floresta. Ela tem raízes indígenas e sente receio de se aproximar de pessoas que não conhece, pois tem medo dos fazendeiros maldosos da região. A personagem é descrita por Suyane como forte, amorosa, desconfiada, astuta e cheia de sabedoria.

Na estreia da novela, somos apresentados ao Pajé Jurecê Guató, interpretado por Daniel Munduruku, que faz uma profecia, depois de tomar um chá oferecido por Iraê Guató: “Vermelho. Vermelho dor, vermelho explode sentimento. Povos originários cobertos de vermelho sangue. Vermelho faz caminho no céu. Vermelho traz o fim. Vermelho luta. Luta de irmãos. Luta de amor. Novos tempos.” A cena sugere que a história trará conflitos e lutas pela justiça entre os povos originários e os fazendeiros da região.

Suyane Moreira está animada com a estreia da novela e orgulhosa de interpretar Iraê Guató, que além de representar os povos indígenas, levará cultura e tradições desses povos tão esquecidos ultimamente. Para a atriz, sua personagem é uma figura importante na trama, pois une conhecimentos milenares e sabedoria popular, além de ser uma guerreira que busca um amor e luta por seus direitos.