Porto Iracema lança tema norteador do ano letivo e abre 165 vagas em primeira oferta de cursos de 2021

Inscrições para cursos virtuais acontecem de 10 a 19 de fevereiro




Imagem: Divulgação Ateliê de Criação Desobediente Obra de Ma Njanu-ritual para a palavra, colagem manual, 2021

O campo artístico precisou se reinventar em virtude da pandemia de Covid-19. Formas de criar e fruir foram deslocadas, emergindo variadas experiências, implicando em poéticas artísticas que alimentaram as travessias possíveis no período do isolamento social. A partir das experiências de 2020 e dos desafios que surgiram, o Porto Iracema das Artes abre o ano letivo de 2021 definindo o tema “Poéticas das Travessias” como norteador das atividades escolares. Resultado das reflexões sobre o ensino remoto nas artes, discussão central no Porto Iracema durante o ano passado, com a série de debates “Poéticas de Coexistência: questões para a formação em artes e virtualidades”, o tema perpassa todas as esferas formativas da Escola e já orienta a primeira oferta de cursos deste ano.

Com 165 vagas, pela primeira vez os cursos ocorrerão de maneira online. Nesta primeira oferta, serão sete formações distribuídas entre o Programa de Fotopoéticas (90 vagas) e os Cursos Básicos de Artes Visuais (40), Artes Cênicas (20) e Audiovisual (15), mantendo o caráter gratuito e o público prioritário de alunos da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, entre 16 e 29 anos. Já o processo seletivo será remoto, por meio do preenchimento de formulário disponível AQUI.

A diretora do Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, lembra os desafios que a pandemia impôs para a educação e a formação em artes, em particular. “Fomos jogados num turbilhão virtual para nos mantermos vivos. Foi uma experiência que impactou a nossa experiência de vida. No Porto Iracema, instauramos um processo de reflexão e de observação, com vistas a construirmos metodologias possíveis na virtualidade. Esse processo segue em 2021, potencializado com o tema norteador, que trata exatamente das contribuições que a experiência do isolamento pode sugerir para a formação em artes”, observa a professora, acentuando a ideia de “travessia”. “Essa proposta traduz uma necessidade de pensar nossa experiência num ambiente de instabilidade, num estado permanente de incertezas. Ao evocar a travessia como referente poético para o ano de 2021, indagamos como o estado de travessia nos provoca individual e coletivamente, como repercute em nossas poéticas de criação, como atravessamos e somos atravessados”, destaca Bete Jaguaribe.

O processo de reflexão que pontuou as atividades da Escola no primeiro ano de pandemia segue, agora, com a sistematização das experiências realizadas e a formulação do projeto de Plataforma Pública de Formação em Artes. “Em 2021, a ideia é mobilizarmos propostas de artistas que experimentaram novas poéticas de criação para que passem a compor os processos de formação da escola. Queremos propor um movimento de construção coletiva, a partir das novas poéticas surgidas nas práticas do mundo virtual”, afirma a diretora. Em março, o Porto Iracema das Artes lançará uma convocatória para cadastro de propostas de experiências formativas on-line para o Programa de Formação Básica, que dialoguem com os conceitos norteadores do projeto pedagógico da Escola.

Foto: Divulgação/ Pâmela Soares

CURSOS

Essa primeira oferta de cursos do Programa de Formação Básica é constituída por propostas que trabalham a ideia de “travessia”. O objetivo é que a apresentação de conceitos da criação artística, alguns em conjunto com experimentações práticas, discutam os trânsitos entre noções aparentemente opostas como próximo / distante, pessoal / coletivo, concordância / insurgência.

A escolha dos professores desta primeira oferta reflete essa proposta, já que todos eles tiveram experiências diversas com a formação em artes e a virtualidade no ano que passou. Na equipe, estão os artistas e pesquisadores Zeca Ferreira, Aline Motta, Ma Njanu, Rômulo Silva, Deri Andrade, Lucas Dilacerda, Manuela Eichner e a Trupe Motim de Teatro.

As aulas serão ministradas entre 23 de fevereiro e 1 de abril. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 22 de fevereiro, no site da Escola. Para saber mais sobre os cursos acesse: www.portoiracemadasartes.org.br

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Redação Foobá
Carregar Mais Em Cultura