
O PRIS – Programa de Residências e Intercâmbios do Hub Cultural Porto Dragão está com inscrições abertas até o dia 6 de agosto. A iniciativa é promovida pela Secretaria da Cultura do Ceará, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, e acontece no Hub Cultural Porto Dragão.
Voltado para artistas interessados em processos criativos em arte multilinguagem, o PRIS valoriza a experimentação, a pesquisa e a troca coletiva. O foco do programa é o percurso artístico, e não necessariamente um produto final.
Desde sua criação em 2021, o PRIS já contemplou mais de 50 projetos. Um dos participantes foi Céu Vasconcelos, artista multilinguagem que integrou a edição de 2023 com o projeto “Mãozinha”, voltado à investigação do corpo e da ficção a partir de próteses. Após a residência, Céu seguiu com atividades em outros estados, como Tocantins e Rio de Janeiro.
Segundo o artista, o PRIS foi o primeiro espaço institucional a acolher sua prática e permitiu o desenvolvimento de pesquisas em fotografia, vídeo e performance. Atualmente, Céu também coordena a PLATADEFORMA, uma plataforma de arte para artistas com deficiência.
Nesta edição, o PRIS estabelece uma parceria internacional com o Centro de Arte Contemporânea de Huarte, em Navarra, na Espanha. A artista espanhola selecionada participará da residência em Fortaleza, junto aos demais artistas brasileiros, nos meses de setembro e outubro.
De acordo com Rúbia Mércia, coordenadora de formação do Hub Cultural Porto Dragão, a parceria amplia as possibilidades de circulação e conexão entre artistas do Brasil e de outros países.
Além da colaboração com o centro espanhol, o PRIS mantém relação com outras instituições brasileiras, como o Galpão Bela Maré, no Rio de Janeiro, que recentemente recebeu Céu Vasconcelos como residente da ELÃ – Escola Livre de Artes.
Durante a residência, os selecionados terão acesso à estrutura completa do Hub Cultural Porto Dragão, incluindo salas de ensaio, laboratório multimídia, suporte técnico de iluminação e sonorização.
As inscrições devem ser realizadas por meio do Mapa Cultural do Ceará, no endereço:
mapacultural.secult.ce.gov.br