Porto Iracema tá com inscrições abertas para Laboratórios de Criação 2020

Este ano, serão desenvolvidas 29 propostas artísticas, sete a mais que nas edições anteriores. Durante os meses de residência artística em Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro, artistas também receberão uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 1.000,00




Cultura

As inscrições para a 8ª edição dos Laboratórios de Criação já estão abertas> Na edição 2020 serão desenvolvidos 29 projetos, divididos em Artes Visuais (8), Cinema (6), Dança (5), Música (5) e Teatro (5) – sete a mais que nas edições anteriores. O período para submissão de projetos segue aberto, exclusivamente pelo site da Escola, até as 23h59 do dia 19 de março.

A edição 2020 também contará com outra novidade, o valor da ajuda de custo para artistas cearenses passará a ser de R$ 1.000,00 por mês.

O laboratório faz parte do Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação em artes do Governo do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura e gerida pelo Instituto Dragão do Mar.

Os Laboratórios de Criação do Porto Iracema são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais. A formação é realizada em regime de imersão ao longo do ano e culmina em uma apresentação final para o público. Artistas recebem orientação de tutores escolhidos de acordo com a necessidade de cada projeto. As consultorias aos projetos acontecem de forma individual e coletiva, com oficinas, palestras e aulas abertas, numa maneira de também dar à Cidade acesso às formações.

Para participar do processo seletivo, é preciso ter idade mínima de 18 anos, não ter sido proponente ou colaborador(a) em nenhuma das cinco linguagens, nas últimas duas edições, e comprovar que reside no Ceará há pelo menos dois anos.

Algumas mudanças implementadas na última edição seguem valendo. Os critérios de avaliação continuam com pesos diferentes; projetos vindos do interior do Estado, incluindo Região Metropolitana de Fortaleza, em todas as linguagens, recebem bonificação extra na segunda etapa; e, no caso dos Labs de Teatro e de Dança, há ainda a concessão de bônus específicos para artistas que comprovarem trabalho conjunto e continuado de pelo menos quatro anos.

O Laboratório de Artes Visuais, que adotou um formato de dois anos a partir de 2019, terá agora a Temporada Investigativa, com o desenvolvimento de oito projetos: quatro selecionados entre a turma de 30 alunos da Temporada Formativa, realizada ano passado, e mais quatro que serão escolhidos nesta seleção. O Laboratório de Cinema também continua com as modalidades Nordeste e Nacional.

Seleção

O processo seletivo dos projetos terá três etapas (o cronograma está disponível ao final de cada regulamento) e o resultado final será divulgado no dia 28 de maio. Após o período de submissão eletrônica dos projetos, uma comissão de três artistas e pesquisadores de cada linguagem avalia as propostas e pré-seleciona para a etapa seguinte, de entrevistas presenciais, em que os artistas podem defender seus projetos. No caso do Laboratório de Música, além da entrevista, é realizada, em Fortaleza, uma audição aberta ao público.

Confira os detalhes de cada Laboratório nos regulamentos:

LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS

LABORATÓRIO DE CINEMA

LABORATÓRIO DE DANÇA

LABORATÓRIO DE MÚSICA

LABORATÓRIO DE TEATRO