Projeto “Anatomia do Filme” debate sobre o longa-metragem

A atividade é um momento de estímulo à reflexão sobre as decisões artísticas e técnicas tomadas durante a produção.




Cinema, Cultura

É no encontro entre duas mulheres de caminhos, fases e realidades opostas que o filme “Fortaleza Hotel” se desenrola. O longa participa da próxima edição do projeto “Anatomia do Filme” da Escola da Porto Iracema das Artes — Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O encontro ocorre nesta quinta-feira, 7 de abril, às 19h, no auditório da Escola e terá a presença do diretor e tutor do Lab Cena 15, Armando Praça, e dos roteiristas Isadora Rodrigues e Pedro Cândido. Antes do debate, haverá exibição do filme a partir das 17h30. As duas atividades são gratuitas e abertas ao público.O roteiro de “Fortaleza Hotel” teve início durante a 3ª edição do Laboratório CENA 15 da Escola e foi contemplado pela Chamada Pública PRODECINE 05/2015, da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que investiu em projetos de linguagem inovadora e relevância artística. O filme estreou em janeiro deste ano, durante a abertura da 31ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema.

Armando Praça destaca o roteiro do “Fortaleza Hotel”, que traz mulheres protagonistas e defende que elas trazem uma complexidade maior às tramas cinematográficas. “Eu tenho interesse enorme em personagens femininas, penso que o universo feminino é mais rico para se explorar em um roteiro de filme.” Praça já havia trabalhado com personagens mulheres em curtas metragens anteriores ao “Fortaleza Hotel”.

A “Anatomia do Filme” é uma ação promovida pelo Laboratório Cena 15 e os Cursos Básicos de Audiovisual. A atividade é um momento de estímulo à reflexão sobre as decisões artísticas e técnicas tomadas durante a produção. Os criadores do produto audiovisual debatem, junto ao público, sobre sua construção, partindo do roteiro e dramaturgia às questões técnicas, como som, montagem, edição e finalização. O evento será mediado pelo coordenador do Percurso Básico de Audiovisual, Isaac Pipano.

SOBRE O FILME

A camareira Pilar conhece Shin, uma hóspede sul-coreana. Quando os planos de ambas começam a dar errado, elas acabam se aproximando e estabelecendo uma intensa relação de solidariedade, buscando encontrar uma na outra a solução para seus problemas.

SOBRE OS AUTORES

Armando Praça
Cineasta e sociólogo, se destacou com a realização do média metragem “A Mulher Biônica”, selecionado para o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand e também exibido na Mostra Internacional de Cinema Latino Americano em Toulouse e em outros 20 festivais. Desde 2000 atua como diretor, roteirista, pesquisador, assistente de direção, preparador e produtor de elenco. Foi roteirista da série “Bruna Surfistinha”, em fase de finalização, produzida pela TV Zero para o canal Fox. Em 2017, dirigiu seu primeiro longa metragem, “Greta”, que entrou em circuito nacional em 2019 após passar por importantes festivais como o Festival de Cinema de Berlim.

Isadora Rodrigues
Isadora Rodrigues é roteirista e pesquisadora na área de cinema e audiovisual. É graduada em jornalismo e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é doutoranda no programa de pós-graduação em comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde desenvolve pesquisa sobre a relação do cinema com o imaginário científico

Pedro Cândido
Roteirista e Pesquisador. Mestre em Comunicação – Fotografia e Audiovisual, pela Universidade Federal do Ceará, onde desenvolveu pesquisa sobre imagem e memória. Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde desenvolve pesquisa sobre cinema contemporâneo. É roteirista do longa “Fortaleza Hotel” (2021) e de “Amores Paraguayos” (2017), em fase de finalização. Atuou ainda como professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, nas áreas de roteiro, elaboração de projetos e pesquisa.

Isaac Pipano
Isaac Pipano atua no campo do ensino, pesquisa e experimentação com imagens e sons. Doutor em Comunicação (PPGCOM UFF | Estágio Doutoral Sorbonne Nouvelle | Paris 3), é professor da UNIFOR e coordena o percurso básico de Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes. Em parceria com Cezar Migliorin, escreveu o livro Cinema de Brincar (2019) e dirigiu o documentário Educação (2017). Prepara a publicação de sua tese “Isso que não se vê: pistas para uma pedagogia das imagens”.