Projeto PontoDoc Homenageará Paulo Freire

No mês em que se celebra o nascimento do educador pernambucano Paulo Freire, a Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), realizará uma edição especial do projeto PontoDoc em que será exibido o documentário 40 Horas na Memória, produzido pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), sediada no Rio Grande do Norte. A partir …

No mês em que se celebra o nascimento do educador pernambucano Paulo Freire, a Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), realizará uma edição especial do projeto PontoDoc em que será exibido o documentário 40 Horas na Memória, produzido pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), sediada no Rio Grande do Norte.

Paulo Freire 2

A partir da memória dos ex-alunos freireanos, o documentário visa resgatar a experiência pioneira de alfabetização de jovens e adultos, denominada Angicos 40 horas, realiza na cidade de Angicos (RN), no início da década de 1960, sob a coordenação de Paulo Freire. “O objetivo foi resgatar essa história por meio da oralidade, com depoimentos dos ex-alunos, hoje idosos com idade acima de 70 anos. O cenário é a cidade de Angicos, mais especificamente, o ambiente familiar de cada integrante do projeto”, destaca Passos Júnior, diretor do documentário.

Os idosos fazem um recorte histórico de como aconteceu e o que representou o projeto em suas vidas. As memórias dos idosos, bem como o resgate das marcas do tempo, são valorizadas no documentário.

O evento acontecerá na noite de 17 de setembro (quarta-feira), na Escola Estadual de Educação Profissionalizante Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, na cidade do Crato, e após a exibição do documentário será realizada uma roda de conversa com o jornalista Passos Júnior, que assina o roteiro (ao lado de Renata Jaguaribe) e dirigiu o filme. Os diálogos contarão ainda com a contribuição de Eduardo Mendonça, diretor de fotografia do documentário.

Sobre o PontoDoc

O PontoDoc tem por objeto levar a escolas, universidades, comunidades urbanas e rurais e outros espaços coletivos do Cariri cearense a exibição de documentários nacionais e estrangeiros que contribuam para instigar o diálogo e a reflexão crítica sobre questões do dia a dia e sobre aspectos da história da humanidade. O projeto integra a rede Paidéia – Cidade Educadora, programa de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCa), e para essa edição a EPUCA conta com a parceria da própria UFCa e com o apoio da UFERSA.

O homenageado

Paulo Freire (1921 – 1997) nasceu em Recife (PE), em 19 de setembro de 1921, e é considerado o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo “método” de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político.

Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.

Desde 2011 a Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa homenageia Paulo Freire com a realização da Semana Freiriana do Cariri que, segundo Joelmir Pinho, diretor geral da EPUCA, agora passa a ser bienal, devendo a quarta edição do evento acontecer em setembro de 2015.

Serviço:

PontoDoc | 8ª edição, com a exibição do documentário 40 Horas na Memória

17 de setembro de 2014 (quarta-feira), 19 horas, EEEP Violeta Arraes (Crato/CE)

Convidados especiais: Passos Júnior (roteirista e diretor do documentário) e Eduardo Mendonça (diretor de fotografia)

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Cultura

Comente

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e nerd de carteirinha desde que nerd era xingamento. Amante de música e cinema, idealizou o Foobá para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!