Raimundo Aniceto, Mestre da Cultura, morre aos 86 anos

Raimundo estava internado a alguns dias em um hospital municipal da cidade de Crato




Foto: Felipe Abud/Secult Ceará

A cultura cearense está de luto, a Secult (Secretaria da Cultura do Ceará) informou por meio de nota o falecimento na noite desta quinta-feira, 15, de Raimundo Aniceto. Raimundo era reconhecido como Mestre da Cultura, e integrou a segunda formação da banda cabaçal do Irmãos Aniceto.

O Mestre morreu na cidade de Crato, onde estava internado a alguns dias, ele já contava com saúde debilitada a cerca de cinco anos, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O reconhecimento enquanto Mestre da Cultura veio somente em 2004, quando o Governo do estado lhe conferiu o título. No ano passado foi inaugurado o Museu casa do Mestre Raimundo Aniceto, que é parte da valorização dos museus orgânicos do estado. Raimundo se constitui indiscutivelmente como um dos principais nomes culturais do Ceará.

A banda dos irmãos Aniceto tem sua origem em tradições herdadas dos índios Kariri. A fundação do grupo é atribuída ao pai de Raimundo, José Aniceto. O grupo é caracterizada pela confecção dos próprios instrumentos e por uma performance marcante e vibrante no palco. As apresentações são sempre guardadas com carinho na memória quem as vê. As danças e os sorrisos são contagiantes e incontroláveis.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Veja a seguir a nota da Secult

 Nosso Mestre Raimundo dos Irmãos Aniceto se encantou, fez sua passagemCom muita tristeza e pesar, a Secult Ceará comunica o falecimento, na noite da quinta-feira (15 de outubro), do nosso querido Mestre Raimundo dos Irmãos Aniceto. Ele estava hospitalizado na cidade do Crato e vinha com a saúde frágil. Siga na luz, mestre.“Seu Raimundo agora é mestre encantado. Vai tocar pife com mestre Antônio na cabaçal de seus antepassados que tocam no firmamento”, afirma Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará.Desde 2004, o Mestre Raimundo Aniceto foi reconhecido pela Secretaria da Cultura do Estado como Mestre da Cultura Tradicional Popular do Ceará, recebendo diploma concedido pelo governador. Participou de várias edições do Encontro dos Mestres do Mundo, promovidas pela Secult.Mestre Raimundo, o Ceará celebra sua vida, sua alegria, sua cultura. O dia hoje é de silêncio e de saudade da sua dança, do tocar bonito e animado do seu pífano. Que seus familiares e amigos encontrem alento e que você, Mestre, encontre paz e luz. Que continue a tocar seu pife pra nos animar.Mais sobre os Irmãos AnicetoA Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto surgiu em 10 de maio de 1835, tendo como idealizador José Lourenço da Silva  (pai do Mestre Antônio).

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Paulo Junior
Carregar Mais Em Cultura

Sobre Paulo Junior

Graduando em jornalismo pela UFCA e um apaixonado por política, literatura e cinema. E-mail: [email protected]

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!