Reisados voltam à Rua da Conceição para resgatar cultura e contar parte da história da região em documentário

São Geraldo reforça cultura de reisados na rua da Conceição e produz documentário sobre família fundadora




Cultura, Tradição

Buscando manter viva a cultura dos reisados, assim como uma parte da história que compõe a cidade de Juazeiro do Norte há mais de 50 anos, a São Geraldo reunirá, na Rua da Conceição 1090, antiga morada dos fundadores do refrigerante de caju típico do Cariri, os Reisados Discípulo de Mestre Pedro (dois irmãos) e as Guerreiras de Santa Madalena no dia 6 de janeiro, às 9h. O local, que também abrigou a primeira locação da fábrica, faz parte da história da cidade e, no século passado, já reunia a cultura caririense em festa no Dia de Reis.

Em 2022, a família Sousa e Souza resolveu não só resgatar essa cultura como também registrá-la em forma de documentário e livro. A antiga casa será cenário para as gravações, que começam ainda no dia 6, contando a história do seu José Amâncio, um dos fundadores e pilares da São Geraldo. Assim, a casa será transformada em Galeria de Arte, com espaço cenográfico e exposição da Família.

A casa, que sempre esteve aberta aos familiares e a toda vizinhança agora se faz aberta aos moradores da cidade e à imprensa para prestigiarem e comemorarem o Dia de Reis como é tradição na cidade, assim como participarem da contação dessa narrativa que está entrelaça à história do próprio Cariri.