Rosas do Porto marca Outubro Rosa com música e conscientização

A iniciativa é uma ação de visibilidade na luta contra o câncer de mama e acontece anualmente




Cultura

A Escola Porto Iracema das Artes realiza na próxima terça-feira (26), a partir das 16h, a quinta edição do evento Rosas do Porto, este ano no formato de live, iniciativa alusiva à campanha Outubro Rosa. As coordenadoras Mona Gadelha e Iana Soares irão conduzir a programação que receberá apresentações de artistas cearenses que integraram os Laboratórios de Criação e entrevistas com participantes de campanhas do Outubro Rosa no Ceará. As apresentações e entrevistas acontecerão na Sala de Música e serão transmitidas ao vivo pelo canal da Escola no Youtube.

A ação compõe o calendário de atividades da Escola Porto Iracema das Artes e visa estimular a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Na programação, estão as artistas Letícia Monteiro e Nathália Rebouças do duo “Pulso de Marte”, a cantora Luiza Nobel, que integraram o Laboratório de Música, e a artista visual Maria Macêdo – que participou da Temporada Investigativa do Laboratórios de Artes Visuais. Além disso, serão compartilhados com o público depoimentos da vice-presidente da Associação de Motivação e Apoio e Renovação (AMAR) Luiza Catari e de Elizabeth Chaves, que superou a doença.

A coordenadora do Laboratório de Música, Mona Gadelha, comenta como será realizado o Rosas do Porto este ano: “As apresentações contemplam cantoras e compositoras nesse universo feminino da música. Este ano vamos fazer em formato de live, transmitido da Sala de Música da escola, como um ‘talk-show’, com entrevistas e participações especiais.” Segundo ela, o evento tem um significado especial: “É o momento em que a gente utiliza a música e as artes visuais para chamar a atenção em torno dos cuidados preventivos ao câncer de mama.”

O show Rosas do Porto é organizado anualmente pelo Laboratório de Música, em conjunto com as outras linguagens – este ano mais uma vez com o Lab de Artes Visuais com a coordenadora Aline Albuquerque, surgiu como proposta colaborativa e tem seu repertório pautado pelo feminino. Na escolha do repertório, são priorizadas canções intimistas, autorais e temáticas relacionadas às mulheres.