São Paulo Fashion Week começa nesta quarta-feira (23) com desfile em homenagem aos Museus Orgânicos do Cariri em parceria com o Senac

A Collab valoriza a moda autoral, tendo como referência os Museus Orgânicos e os Mestres da Cultura cearense




Cultura, Tradição

No dia 23 de junho, o Senac Ceará promove uma Live para apresentar a Collab do estilista Ronaldo Fraga com os alunos do Senac que irá abrir a 51ª edição da São Paulo Fashion Week, lançando a coleção Terra de Gigantes. A transmissão acontece às 20h no Youtube do Senac Ceará. O fio condutor do trabalho do estilista é a cultura do Cariri Cearense, inspirado nos Museus Orgânicos, projeto desenvolvido pelo Sesc Ceará em parceria com a Fundação Casa Grande.

Com mediação de Beatriz Guedes, Consultora de Moda do Senac Ceará, o evento online conta com a presença de Alemberg Quindins, Gerente de Cultura do Sesc Ceará, Ariane Morais, Instrutora de Moda do Senac Crato, e da aluna do Senac Crato, Ísis Xenofonte. O encontro inicia com um bate-papo para comentar o processo criativo no planejamento da coleção, as relações entre as instituições Sesc, Senac, alunos e o estilista.

Na sequência, será reexibido o filme da coleção “Terra de Gigantes”, resultado do trabalho desenvolvido por Ronaldo Fraga com alunos e profissionais do Senac Ceará, que tem os Museus Orgânicos e os Mestres da Cultura do Cariri como referência, jogando luz e fortalecendo a moda autoral e a cultura da região.

Em momento tão difícil da história brasileira, a coleção sinaliza pontos de resistência: resistência amorosa e resistência cultural. Para Ronaldo Fraga, o nordeste representa a grande amálgama da cultura brasileira, tendo o Cariri Cearense, ao sopé da Chapada do Araripe, como epicentro. “Em Terra de Gigantes falo sobre a miscigenação característica da região, dos filhos que são frutos das mais variadas misturas: índios Kariri, escravos, africanos malês de origem mulçumana, cristão novos e judeus fugidos da inquisição na Espanha e Portugal. Mistura que é também a base de todo povo brasileiro”, afirma o estilista.

Confeccionada a partir de uma única base de tecido 100% linho, a coleção traz muitos bordados e poucas estampas – ao contrário do que se espera do trabalho do estilista -, dando lugar a uma explosão de cores em referência ao multicolorido Cariri Cearense.

Lançado em 2018, os Museus Orgânicos permitem um contato direto com o próprio mestre, suas tradições, família e histórias. As casas e oficinas dos artesãos são abertas ao público, revelando memórias, afetos, fotografias, vestimentas, objetos, enfim, tudo aquilo que permeia o cotidiano daqueles que transmitem o saber popular, nas mais diversas formas da arte. Com o propósito de fortalecer a área da moda e a cultura local, o Sistema Fecomércio Ceará proporciona vivências reais para os alunos, promovendo também os aspectos turísticos, sociais e econômicos do Estado.