SECULT de Juazeiro do Norte realiza lançamento de editais da Lei Paulo Gustavo

Estes editais receberam títulos homenageando figuras importantes da cultura de Juazeiro do Norte.




Cobertura, Cultura
Foto: Josimar Segundo

Nesta quinta-feira, 21, no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, sede da Secretaria de Cultura – SECULT, foram lançados os editais referentes à Lei Paulo Gustavo – LPG. Estes editais receberam títulos homenageando figuras importantes da cultura de Juazeiro do Norte. O Edital Marquise Branca abrange as linguagens de artes visuais, artes urbanas, artes cênicas e literatura. O Edital Olímpio “Pimpim” Almeida se relaciona com o audiovisual. O Edital Socorro Alencar diz respeito à música. O Edital Mestra Fátima é voltado para a Cultura Popular. O Edital Pelúsio Correia destina-se ao Apoio às Salas de Cinema. Por fim, o Edital Orlando Pereira trata de formações e mostras.

O evento teve início e se encerrou com a apresentação de canções e muita dança do Grupo de Coco São Francisco.

O Prefeito Glêdson Bezerra falou sobre a importância da Lei Paulo Gustavo, aprovada pelo Governo Federal em 2020, e a respeito da liberação desses recursos para Juazeiro do Norte. “São mais de R$2 milhões de reais sendo liberados; 70% desse dinheiro deve ser investido em audiovisual e os outros 30% nas demais manifestações”, afirma o gestor.

Roberto Viana, diretor de patrimônio e coordenador dos editais da LPG de Juazeiro, diz que todas e todos que realizam atividades culturais no município podem participar. Explica que 70% do recurso é destinado à produção audiovisual, apoio a salas de cinema e formações, e 30% para outras linguagens, que são cultura popular, artes cênicas, artes visuais, literatura, teatro, artes urbanas e música. “Nós vamos lançar seis editais, desses, três compõem o campo do audiovisual, um edital referente à produção audiovisual. Quem produz curtas, videoclipes, documentários, pode enviar sua proposta. Também vamos lançar um edital de formação destinado a cursos, aperfeiçoamento no campo do audiovisual, ou seja, um edital de reforma, reparo e restauro de espaços que envolvem audiovisual”, acrescenta.

Roberto enfatiza, ainda, que é importante que todos que forem propor trabalhos, devem fazer isso por meio do Mapa Cultural do Estado como agentes culturais e, para isso, devem estar cadastrados na plataforma que é online e digital. Ele afirma, por fim, que “funciona como uma espécie de “rede social da cultura”, você tem o seu portfólio localizado nessa plataforma e, a partir daí, tem acesso a propostas, aos editais, não só de Juazeiro mas do Ceará inteiro”, ressalta.

O coordenador da LPG argumenta que, até o dia 25 de setembro, estarão públicos os editais. As pessoas interessadas devem ler e consultar os arquivos. No próximo dia 25, às 18h30, na sede da Secretaria de Cultura, acontecerá um momento de tira dúvidas a respeito dos editais. Já do dia 26 de setembro a 6 de outubro, as inscrições para cada uma das linguagens da Lei Paulo Gustavo estarão disponíveis na plataforma do mapa cultural.

Para mais informações, as pessoas devem consultar o Diário Oficial, no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br, no Instagram da Prefeitura ou da Secretaria de Cultura.