Segunda edição do “Concertos para a Chapada” acontece domingo (10) e integra a programação do XV Encontro Mestres do Mundo

Evento conta com apresentações da Orquestra Solibel Jovem e do Mestre Macaúba.




Cultura, Música
concertos para a chapada (Foto: Indja)

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe, no dia 10 de dezembro, às 9h, a segunda edição do “Concertos para a Chapada”. O evento será realizado em frente à Vila da Música, e contará com apresentações da Orquestra Solibel Jovem e do Mestre Macaúba. 

Nesta edição, o “Concertos para a Chapada” integra a programação do XV Encontro Mestres do Mundo, realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. 

“A Vila da Música, para além de incluir no seu plano de formação o instrumental clássico, também desenvolve um processo de valorização da cultura popular e de todas as expressões que essa rica cultura do Cariri apresenta para o Ceará e para o mundo. E nessa ligação com os Mestres do Mundo, a Vila da Música desenvolve uma pesquisa importante, sobre a musicalidade desses territórios e desses mestres. Então é com muita honra que a gente integra a programação do XV Encontro Mestres do Mundo e tem a alegria de receber o maravilhoso mestre Macaúba, uma referência no bandolim e no choro, no Ceará e no Brasil, num encontro de gerações, tocando para a Chapada”, destaca a gestora executiva da Vila da Música, Lucinha Rodrigues.

A programação conta ainda com a Feira de Arte e Cultura do Belmonte e com uma oficina de pintura corporal do Soldadinho do Araripe, realizada em parceria com o Geopark Araripe. O evento é gratuito e aberto ao público.

“Concertos para a Chapada” celebra a música e a natureza

Com o projeto “Concertos para a Chapada”, a Vila da Música está promovendo uma série de concertos instrumentais, aos domingos, com apresentações de seus grupos artísticos e de convidados, com vista para a Chapada do Araripe, no bairro Belmonte, Crato – Ceará. 

A iniciativa tem como proposta preservar e celebrar a rica tradição musical que é cultivada como uma prática coletiva nesse território singular, além de contribuir para o enriquecimento cultural, social, econômico, ambiental e turístico da região.

Sobre a Orquestra Solibel Jovem

A OSJ – Orquestra Solibel Jovem, grupo artístico da Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, foi fundada em 2015 pelos músicos Leone Frazão e Wesley Santana. A OSJ revela, em sua expressão artística, a confluência de timbres e estéticas musicais que se vestem de uma roupagem jovem, buscando difundir a música popular, como ferramenta de transformação do espaço musical caririense. Com o show “Sertão Jazz”, contempla clássicos atemporais do Jazz mundial e da música do Nordeste brasileiro, unindo beleza, sofisticação e diversidade.

Sobre o Mestre Macaúba

José Felipe da Silva, natural de Caucaia – CE,  ganhou o apelido de Macaúba aos 13 anos de idade, quando iniciou a tocar bandolim, convivendo com grandes nomes da música cearense, desenvolvendo assim seu talento autodidata e a paixão pelo bandolim. Diplomado como Tesouro Vivo da Cultura do Ceará, tem se apresentado em grandes palcos, interpretando clássicos de Jacob do Bandolim, Benedito Lacerda, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e muitos outros, num repertório de mais de duzentos chorinhos, inclusive choros autorais e de músicos cearenses. 

Sobre a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira

A Vila da Música é o primeiro equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) instalado no interior e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). É fruto da parceria da Secult Ceará com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.

SERVIÇO

Concertos para a Chapada – 2ª edição

Data: 10 de dezembro de 2023

Horário: 9h

Local: Av. José Horácio Pequeno, Belmonte, Crato – CE (em frente à Vila da Música)

Gratuito e aberto ao público.