Seis filmes nacionais entram na corrida pelo Oscar e disputam a chance de levar o Brasil ao palco mundial

Academia Brasileira de Cinema divulga finalistas para a categoria de Melhor Filme Internacional

Cinema, Cultura

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (8) os seis filmes finalistas que vão disputar a vaga de representante do Brasil no Oscar 2026, na categoria Melhor Filme Internacional. A decisão final será divulgada no dia 15 de setembro, definindo qual longa terá a chance de mostrar o talento do cinema brasileiro para o mundo.

Cada produção já conquistou destaque em importantes festivais nacionais e internacionais. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, faturou prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator em Cannes; O Último Azul recebeu o Urso de Prata em Berlim; Oeste Outra Vez levou o Kikito de Melhor Filme no Festival de Gramado; e Baby, Manas e Kasa Branca também acumularam diversas premiações. Ser escolhido como representante do Brasil é apenas o primeiro passo para a corrida pelo Oscar, que acontecerá em março de 2026.

O cinema brasileiro segue conquistando reconhecimento internacional. No início deste ano, o país celebrou seu primeiro Oscar com o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. Agora, todos os olhos estão voltados para esses seis longas, que carregam a esperança de continuar a trajetória de sucesso e representar o Brasil no palco mais famoso do cinema mundial.

Filmes finalistas:

Baby – dirigido por Marcelo Caetano

Kasa Branca – dirigido por Luciano Vidigal

Manas – dirigido por Marianna Brennand

O Agente Secreto – dirigido por Kleber Mendonça Filho

O Último Azul – dirigido por Gabriel Mascaro

Oeste Outra Vez – dirigido por Erico Rassi

publicidade
publicidade