Sereia de Ouro homenageia Espedito Seleiro

Sereia de Ouro, também conhecido como Troféu Sereia de Ouro é um reconhecimento e uma homenagem concedida pelo Grupo Edson Queiroz a personalidades que se destacaram e deram sua contribuição …




Cultura

Sereia de Ouro, também conhecido como Troféu Sereia de Ouro é um reconhecimento e uma homenagem concedida pelo Grupo Edson Queiroz a personalidades que se destacaram e deram sua contribuição ao desenvolvimento do Ceará – em seus diferentes setores de atuação. O prêmio foi idealizado pelo Chanceler Edson Queiroz e já está na 49º edição.

Anualmente são escolhidos os homenageados, geralmente quatro, e são agraciados com o prêmio em solenidade especialmente planejada. A edição 2019 acontecerá no dia 27 de setembro no Theatro José de Alencar na Capital Cearense.

Para alegria de todos os Caririenses teremos entre os homenageados o artista Espedito Seleiro.

Nascido em 1939 em Arneiroz, filho de vaqueiro, “seu” Espedito aprendeu aos oitos anos, com seu pai, o ofício de seleiro, confeccionando selas e outros equipamentos para vaqueiros, tropeiros e cangaceiros. Seu pai faleceu bem jovem, deixando dez filhos e uma pequena oficina. Espedito, o mais velho dos dez filhos, começou tornou-se arrimo de família, com a confecção de selas. Nessa época, a família já moravam em Nova Olinda e enfrentaram um crise no comercio de selas, por conta da queda do trabalho de vaqueiro, resultado da crise na pecuária vivida pela seca que assolou o Ceará por longos cinco anos, entre 1979 e 1984. 

Seu Espedito então despertou a possibilidade de produzir outras peças em couro, como sandálias e bolsas e passou a usar cores. Que decisão maravilhosa Se Espedito!!! Daí passou a se especializar em pigmentos naturais e técnicas de tingimento de couro e assim, descobriu o angico que tinge de marrom, o urucum que traz o vermelho, a cinza da capimbeira que colore de branco. Com o tempo, criou uma estética própria que valoriza os desenhos e as cores, resultado da influência cigana, povo que admira e que, quando novo, o fascinava pelas vestimentas e adornos.

Ele fundou a Oficina Escola Espedito Seleiro que passa para os mais jovens além do ofício, para que o ensinamento que vinha desde o seu tetraavô não fosse perdido. Hoje, Espedito Seleiro é mestre da cultura, reconhecido oficialmente pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Ministério da Cultura. Em 2017, recebeu o título de Notório Saber pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

No Carnaval 2019 Seu Espedito foi homenageado pela União da Ilha, onde desfilou no Grupo especial do Rio de Janeiro.