Sessão de desenhos de escuta com a artista visual Raisa Christina

Esta será a 3ª edição do projeto que cria retratos a partir do diálogo entre a artista visual e a pessoa que está sendo retratada. Desta vez, o tema será “Afetos na pandemia”




Artes Visuais, Cultura

A programação presencial da Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — segue a todo vapor. Assim, no próximo dia 6, a Escola recebe a artista visual e escritora Raisa Christina para mais uma sessão de desenhos de escuta. A atividade está em sua 3ª edição e desta vez terá “Afetos na pandemia” como temática central. A sessão de desenhos de escuta acontece no Porto Iracema das Artes, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Serão disponibilizadas 16 vagas, que vão ser preenchidas por ordem de chegada, com inscrição na recepção, a partir de 8h.

A primeira edição do projeto aconteceu em julho de 2019 e tinha histórias de amor como tema principal. A proposta da atividade é a produção de um desenho a partir de uma conversa entre a artista e a pessoa que está sendo retratada. Partindo, principalmente, do processo de observação, o desenho vai nascendo também baseado na escuta ativa dos relatos que a artista ouve dos participantes.

Raisa explica que o intuito desta edição é retratar pessoas a partir de “histórias de relações afetivas ocorridas na pandemia, bem como a lida com a solidão, as perdas, a saudade, os desencontros”. Deste modo, o retrato é resultado de um encontro movido pelo diálogo.

Sobre a artista

Raisa Christina é artista visual e escritora. Nasceu no Sertão Central do Ceará, onde aprendeu a desenhar olhando pedras tomarem forma de rostos e bichos. Fez graduação e mestrado em Artes. Reside em Fortaleza, onde trabalha com ilustração, além de ministrar oficinas de desenho, pintura e arte contemporânea. Sua obra compõe uma cartografia íntima do erótico, investigando memórias sensoriais e possibilidades do desenho expandido. É autora de “os lábios os braços os livros” (nadifúndio, 2019), “mensagens enviadas enquanto você estava desconectado” (Editora Substânsia, 2014) e co-autora do livro “DANZA” (nadifúndio, 2018). Integra a antologia poética “Uma pausa na luta”, organizada por Manoel Ricardo de Lima (Mórula Editorial, 2020), a “Antologia de contos LiteraturaBR” (Editora Moinhos, 2016), a quarta edição da revista “Para mamíferos” (2017) e a coletânea “As cidades e os desejos” (Editoria Aliás, 2018). Mantém a página na web corposonoro.tumblr.com. Colabora quinzenalmente com crônicas para o site bemditojor.com.