Vila da Música realiza programação voltada para o Setembro Azul

Evento busca chamar atenção para a luta pela visibilidade e inclusão da comunidade surda.




Cultura

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realiza de 17 a 30  de setembro, evento em alusão ao Setembro Azul, mês em que chamamos atenção para a luta pela visibilidade, acessibilidade e inclusão da comunidade surda.

O evento “Setembro Inclusivo – A cultura como direito e dever”, busca dialogar sobre questões importantes que envolvem as políticas públicas e as práticas de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência no âmbito dos espaços públicos e de cultura no Ceará.

Segundo Dane de Jade, gestora da Vila da Música, inclusão e acessibilidade são sinônimos de acolhimento em meio a diversidade da pauta cultural e sobretudo da adversidade presente nas relações humanas e arquitetônicas. “Com esta programação buscamos refletir sobre de que forma, nós enquanto sociedade, temos trabalhado para tirar do papel o direito à inclusão e acessibilidade de maneira digna e correta.”

Toda programação contará com tradução e intérprete de libras e será transmitida pelas redes sociais da Vila da Música: Instagram @viladamusicace | Canal YouTube Vila da Música

Confira a programação:

17/09 – 19h

Grupo de Trabalho: Acessibilidade em Espaços Culturais: para além do direito, o dever.

Convidadas: Thamyle Vieira Machado e Gislane

18/09 – 17h

Live: Acessibilidade em Libras

Convidadas: Soraya Mendes, Tarciana Félix Mediação: Cleuma Barbosa

21/09 – 19h

Exibição do Documentário: História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil (2010) produzido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Direção Aluizio Salles Jr.

22/09 – 19h

Live: A Arte da Palavra e a Palavra da Arte (Audiodescrição)

Convidados: Klístenes Braga / Bruna Leão – Rebeca Barroso

23/09 – 19h

Live: Educação musical inclusiva para pessoas com deficiência visual.

Convidados: Professor Jonatas Sousa /  Jefferson Araújo.

24/09 – 19h

Na frequência do seu rádio: histórias de ouvir e viver – Nelson Augusto 

25/09 – 19h

Live Musical com Dudé Casado

28/09 – 19h

Exibição do documentário: Janela da Alma – direção João Jardim e Walter Carvalho

30/09 – 19h

Apresentação Cultural com Camerata Ágio Augusto Moreira de Violões.

Sobre Saulo Mota

Jornalista em construção, apaixonado pelas palavras e pelo seu país Cariri. Viciado em séries e filmes da década de 90. Aspirante a músico, designer, fotógrafo e ainda com tempo para sonhar.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.