Território Criativo do Gesso: Pluralidade que dá voz a um povo protagonista da própria história

Contada sob os aspectos da periferia, memória e esporte




Ação Social, Cultura

O Coletivo Camaradas desenvolve um projeto no Território Criativo do Gesso, que funciona como rede articuladora de manifestações artísticas em Crato, Ceará. É um lugar de exaltação da cultura, de recepção a diferentes linguagens e transmissor da arte.

O Território Criativo do Gesso é composto por cinco bairros da cidade (Palmeiral, São Miguel, Pinto Madeira, Santa Luzia e Centro), juntos eles contribuem para o desenvolvimento da ala cultural caririense. O projeto homônimo, foi contemplado em março de 2020 com o Prêmio Fomento à Cultura e Arte no Ceará, pela Lei Aldir Blanc.

O espaço pelo olhar da Organização Narradores Cariri

Dentre suas principais frentes de atuação, o Território produz narrativas do espaço, travando debates entre grupos e expondo os processos ambientais e periféricos que são construídos diariamente. Segundo Rebeca Baia, contadora de histórias e membro da Organização Narradores Cariri, “as pessoas que convivem neste Território, que vivenciam as experiências com arte, se percebem importantes, sujeitos históricos nas lutas sociais. Então preservar, contar, valorizar estas histórias garante o valor do pertencimento àquele lugar e corrobora com a organização popular”.

A preservação da história no Território Criativo do Gesso

Pautar a memória é carregar consigo personagens e vivências. O espaço passa a ser construído segundo as projeções criadas sobre ele. Quem nunca perguntou sobre uma cidade e a primeira coisa a ouvir são as histórias locais? Pois bem, cada ambiente é arquitetado em cima de suas lembranças, é o passado interligado ao presente que redige o futuro.

Desta forma “contar histórias de todos os tempos e lugares é democratizar a memória humana, dar a oportunidade de se colocar em outros ambientes, fornecer material para a criatividade e a imaginação, despertar o interesse pela sua própria história”, expõe Rebeca Baia.

O espaço pelo olhar da Organização Museu e Escola de Artes Raimunda de Canena

A comunidade do Gesso se destaca ao trazer temáticas do cotidiano de seu povo, onde além de protagonistas, os moradores tornam-se contadores das suas narrativas. Dança, poesia, intervenções urbanas, memórias, histórias, debates, inúmeras ações transcritas pelas mãos de quem tem em sua história um poço imensurável de criatividade, luta e representatividade, mantidas vivas através de atos que transcendem o seu espaço.

Para Adson Andrade, Diretor do Museu e Escola de Artes Raimunda de Canena, “o Território Criativo do Gesso tem a missão de potencializar as ações de forma muito bem articuladas em rede. Lembrando que a grande sacada do Coletivo é conceder autonomia e empoderamento a todas as instituições e entidades”.

O espaço pelo olhar da Organização parceira Slam das Minas Kariri

O Território Criativo do Gesso é um projeto acessível aos grupos pertencentes e parceiros. “Foi o primeiro lugar que nos deu espaço, é um ambiente de troca e, principalmente, um lugar onde a gente tem voz. Dentre outras oportunidades, também podemos somar nossos trabalhos com os das outras associações e coletivos que compõem o território”, aponta Oslania Oliveria, membro da Organização Slam das Minas Kariri.

Desta forma, a linguagem representa um recurso social, suas características simbolizam os traços da comunidade e carregam peso cultural em sua identificação. Para Oslania, “o gesso é um bairro periférico e, portanto, a nossa linguagem se adequa ao espaço para que possamos passar nossas ideias de uma forma acessível e de fácil entendimento”.

Além de todas as idealizações já apresentadas, dentro da comunidade, diversos grupos auxiliam os jovens através de práticas esportivas. O esporte tem papel importante no espaço, estando diretamente ligado ao desenvolvimento físico, motor e social das crianças e adolescentes que ali vivem.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.