Tome Festa de Santo Antônio

Foto: Antônio Rodrigues A maior Festa de Santo Antônio é no Cariri, maior e melhor , a menina Barbalha provou isso ontem (03), provou muito bem que ninguém faz festa como ela. Às 8h os fiéis do cortejo já estavam nas ruas coloridas da cidade a espera do pau. Cortado dia 17 de maio, o …

Foto: Antônio Rodrigues

Foto: Antônio Rodrigues

A maior Festa de Santo Antônio é no Cariri, maior e melhor , a menina Barbalha provou isso ontem (03), provou muito bem que ninguém faz festa como ela.

Às 8h os fiéis do cortejo já estavam nas ruas coloridas da cidade a espera do pau. Cortado dia 17 de maio, o tronco desse ano pesava quase 2 toneladas, com cerca de 26 metros de comprimento, dormiu quase 15 dias antes de ser carregado, nesse momento eu queria ser ele. Às 18h20 foi lindamente hasteado na frente da Igreja da Matriz, ao som de palmas e vivas, a tradição de celebrar o seu hasteamento permanece viva.

A nível de curiosidade: O tronco quebrou durante o trajeto, o pedaço que teria quebrado continuou a ser carregado e seguiu acompanhando o cortejo do pau oficial. Considero que a versão resumida do pau era destinada aqueles que queriam que Santo Antônio só mandasse os contatinhos e garantisse um ano cheio de esquema, já que era uma amostra do mastro ele não precisava honrar o compromisso de casar ninguém.

A festa tava troando

Enquanto o pau passeava por Barbalha, mil e uma coisas aconteciam nas ruas da cidade. Tinha programação para todo mundo, eram palcos simultâneos que deram espaço para artistas como: Waldonys, Fábio Carnerinho, Flávio Leandro e vários outros artistas. Além dos palcos, alguns paredões se espalharam pelas calçadas do povo barbalhense, privilegiado quem fazia sua festa na porta de casa, esse é o tipo de gente que quero ser amiga. Quem preferiu aproveitar a festa nesses polos, pode perceber que a edição desse ano deu oportunidade para outros ritmos musicais, não tinha só o meu amado forró. Uma das ruas concentrou centenas de pessoas que atualizaram a playlist e estavam só no passinho e nas sarradas.

No palco Marco Zero, Waldonys retornava ao festa de Santo Antônio, em anos anteriores ele participou das prévias da festa. Em conversa com a nossa equipe, o artista comentou da felicidade de estar tocando em casa (Ceará) e no lugar que fez parte da sua trajetória. Para ele, o show foi um verdadeiro espetáculo.

Pra mim, virou um espetáculo, não dá minha parte, mas do público participante …. em certos momentos da festa eu via o público pedindo arrastapé, isso é massa. ” afirmou o artista

Concordo demais com ele, foi um espetáculo mesmo.

No Parque da Cidade, os shows aconteceram à noite e festa foi comandada por Jonas Esticado, Mano Walter e Elite forrozeira. Lagosta Bronzeada também estava na programação, mas o ônibus da banda deu um pane e infelizmente eles não chegaram a tempo.

A recepção público desse ano surpreendeu o Jonas esticado, que pela terceira vez tocou no parque da cidade, ele contou que não esperava que a sua nova música estaria na boca do povo e que eles cantariam juntos. Nem sei porque ele pensava isso, até eu sei. Enquanto conversarmos sobre sua apresentação na cidade, Jonas falou com muito carinho da emoção de estar em tocando no Cariri. Segundo ele, é muito bom estar em casa.

“Muita alegria, muita alegria. Felicidade. A expectativa estava a mil, muito ansioso” confessou Jonas.

Eu também estava ansiosa, Jonas. Vamos se ver mais uma vez, migo!

Se liga como a música tava na boca do povo:

Mano Walter, reizinho, também conversou com a gente, acho que somos amigos agora. Durante nossa conversa ele contou da felicidade de estar na festa e de estar abrindo a melhor temporada do ano. O repertório da noite foi especial, como a gente.

“Eu tô feliz, preparei um repertório especial, diversificado pra vocês aí, vamos trazer todos os sucessos.”

Foi diversificado mesmo. Todos os sucessos estiveram presente. Fiquei até me sentindo uma vaqueira durante o show.

O show da Lagosta Bronzeada foi remarcado para o dia 12 de junho, dia dos namorados. Toma aí um rolê para você não ficar sozinho, sofrendo por não tá com crush.

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Cultura

Sobre Rayssa Leonel

Graduada em Jornalismo pela UFCA - Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora e caririense bem orgulhosa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!