Unidos de Padre Miguel vai em busca do título do carnaval carioca com enredo sobre Padre Cícero

O enredo, apoiado na figura emblemática de Padre Cícero, promete levar o público a uma viagem única pelo imaginário místico do povo sertanejo.




Cultura, Festa
Escola de Samba Unidos de Padre Miguel (Foto: Diego Mendes/Comunicação UPM)

No Carnaval de 2023, a Unidos de Padre Miguel conquistou o coração do público ao se sagrar vice-campeã do Carnaval Carioca. Determinada a transformar a emoção da conquista em êxito absoluto, a escola da Vila Vintém, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, intensifica seus preparativos para o desfile de 2024, almejando o tão sonhado título da Série Ouro e uma vaga no Grupo Especial do maior espetáculo a céu aberto da Terra. 

O enredo, apoiado na figura emblemática de Padre Cícero, promete levar o público a uma viagem única pelo imaginário místico do povo sertanejo. Causos fantásticos, visões e milagres entrelaçam-se na narrativa que, para os devotos do “Padim”, representa uma verdadeira manifestação divina. O enredo pretende evidenciar a ligação das histórias de vida do sertanejo com as benfeitorias e obras do padre, resgatando as emoções do povo e prometendo um desfile repleto de magia e espiritualidade.

“É um convite a uma viagem no imaginário místico e popular do povo sertanejo. A narrativa desenvolvida pela escola ilumina as emoções do sertanejo, evidenciando a conexão de suas histórias de vida com as benfeitorias e obra do Padre Cícero “– contou o carnavalesco Lucas Milato.

A escola tem mantido a estrutura de sucesso de seu último desfile. Com poucas modificações em seu elenco, na equipe de criação, a UPM combina a juventude de Lucas Milato, estreante na escola, com a experiência e talento de Edson Pereira. Juntos, prometem dar vida a um espetáculo visual que encante e emocione o público e os jurados na Marquês de Sapucaí.  A comissão de frente, sob o comando de David Lima há 11 anos, promete mais uma vez encantar o público, enquanto o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Vinícius Antunes e Jéssica Ferreira, mantém sua parceria vitoriosa.

Outra modificação foi na condução da harmonia que agora conta com a experiência de Marcelo Marques e Alessandro Cobra assumindo a função  de diretor de barracão. No entanto, uma das mudanças mais significativas foi a chegada de Lara Mara à direção de carnaval, consolidando-se como a diretora mais jovem do Rio de Janeiro.

“Estamos adiantados no trabalho de barracão e as fantasias estão quase finalizadas. Acreditamos que esse cuidado extra será refletido no espetáculo que apresentaremos no dia 10 de fevereiro na Sapucaí. Aguardem a Unidos de Padre Miguel ainda mais forte”- contou Lara Mara.

Embalada pela viralização do samba-enredo, considerado o mais ouvido do Grupo de Acesso pelo Spotify Rio, a escola se prepara para realizar um grande desfile. Com tantos elementos promissores, a Unidos de Padre Miguel se mostra como uma forte candidata a brilhar no Carnaval de 2024, buscando o título da Série Ouro e o acesso ao Grupo Especial da maior festa popular do Brasil.