Veja a programação do ‘Olhares e letras de outubro’ na Vila da Música

Uma programação voltada para a reflexão e o diálogo sobre a reinvenção dos mundo: aquele que nos habita e o que no coletivo nós habitamos.




Cultura, Tradição

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira realiza de 19 a 30 de outubro às 19hs, a programação Olhares e Letras de Outubro. Uma programação voltada para a reflexão e o diálogo sobre a reinvenção dos mundo: aquele que nos habita e o que no coletivo nós habitamos.

A pandemia alterou rotinas e foi necessário neste estado de isolamento adotar novas medidas de convivência com o distanciamento social. Porém as redes sociais abriram caminho para ampliar o nosso entendimento sobre socialização e compartilhamento. É neste sentido que a programação Olhares e Letras de Outubro se debruça sobre estas e outras alternativas possíveis neste novo normal para dialogar através do olhares possíveis do cinema, da contação de histórias, do cordel e da memória musical produzida no Cariri.

Abrindo a programação do mês, a Vila da Música em parceria com a Grão de Guará exibe o documentário “Boi Coração – A história do reisado de caretas do Mestre Vicente Chagas”, com direção de Aline Lima e Anso Rodrigues. No dia 20/10 acontece um bate papo especial sobre o cordel feminino como instrumento de resistência cultural, com a cordelista e pesquisadora Sandra Alvino, mediação da poeta e escritora Tainá Estrela do Sul. Ainda dentro da programação, no dia 21/10 acontece a live show com o cantor e compositor Luciano Brayner, onde ele fará um passeio pela diversidade da música autoral, popular e independente produzida no Cariri.

No dia 22/10 a live “Crato em Chama – um festival de memórias”, um bate papo que irá reunir para falarem sobre as muitas memórias do festival Chapada Musical do Araripe, o músico e pesquisador, Alemberg de Quindins, o historiador e professor da Universidade Regional do Cariri, Carlos Rafael. A mediação ficará a cargo do produtor cultural Kaika Luiz.

Dando continuidade a programação acontece no 25/10 a live com o tema “O Livro e Leitura: caminhos possíveis para o Ceará” com a Coordenadora de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Goreth Albuquerque e mediação é de Mileide Flores, diretora da Vila das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza. Nos dias 26 e 27/10 serão exibidos respectivamente dois importantes documentários para a cinematografia brasileira, “Janela da Alma” dos diretores João Jardim e Walter Carvalho e “A pessoa é para o que nasce” com direção de Roberto Berliner.

No dia 28/10 a Vila da Música promove um encontro especial reunindo Portugal e o Cariri na live “Histórias de ouvir e viver: as memórias do ofício de contar”, com Tâmara Bezerra e Elisabete Pacheco. No dia 29/10 a Orquestra Mirim Padre Davi Moreira realiza um concerto em homenagem ao mês dedicado às crianças.

E no dia 30/10 encerrando a programação de outubro em parceria com o Porto Dragão a Vila da Música exibe o 6º episódio da segunda temporada do projeto Zona de Criação com o trio Viramundo e o cantor e compositor Kiko Dinucci e em seguida será exibido o show Afromeríndia com a banda CoisaLuz contemplada pelo projeto Arte em Rede.

A programação estará disponível nas plataformas digitais da Vila da Música: [email protected] e canal YouTube Vila da Música.

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO DAS LETRAS

19/10 19hs
Exibição do documentário “Boi Coração – A história do reisado de caretas do Mestre Vicente Chagas”, direção de Aline Lima e Anso Rodrigues.

20/10 19hs
O cordel feminino como instrumento de resistência cultural – Convidada: Sandra Alvino. Mediação: Tainá Estrela do Sul.

21/10 19hs
Live show com o cantor e compositor Luciano Brayner.

22/10 19hs
O Crato em Chama – um festival de memórias. Com o músico e pesquisador Alemberg de Quindins, o historiador e professor da URCA, Carlos Rafael. Mediação:Kaika Luiz

25/10 19hs
Livro e Leitura: caminhos possíveis para o Ceará, com a Coordenadora de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult Goreth Albuquerque. Mediação: Mileide Flores, diretora da Vila das Artes, equipamento da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

26/10 19hs
Exibição do documentário “Janela da Alma”, direção de João Jardim e Walter Carvalho.

2710 19hs
Exibição do documentário “A Pessoa é para o que nasce”, direção de Roberto Berliner.

28/10 19hs
Histórias de Ouvir e Viver: as memórias do ofício de contar.
Convidadas: Tâmara Bezerra e Elisabete Pacheco. Mediação: Kennedy Saldanha.

29/10 19hs
Concerto da Orquestra Mirim Padre Davi Moreira

30/10 19hs
Trio Viramundo com participação de Kiko Dinucci (Zona de Criação)
19h30
Show Afromeríndia com a Banda CoisaLuz (Arte em Rede)