Vida e obra da coreógrafa baiana Janne Ruth serão tema do primeiro Entre Telas Dança

Cinquenta anos de movimentos na trajetória pessoal e profissional da coreógrafa e professora Janne Ruth estão registrados no documentário “50 anos de história na dança”. A artista estará presente na primeira edição do Entre Telas Dança, que acontecerá na próxima terça-feira (4), para falar sobre a produção e suas perspectivas ao longo de diferentes períodos. A conversa será transmitida pelo Instagram do Porto Iracema, a partir das 15h.




Formada em Ballet Clássico e Metodologia do Ensino da Dança pela Escola de Ballet Hugo Bianchi, Janne é também idealizadora e diretora do Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará (FENDAFOR). Na live, mediada pela coordenadora dos Laboratórios de Criação da Escola, Cláudia Pires, a artista discutirá suas produções, participação em eventos e festivais e os processos e finalização do documentário.

Contemplado no edital Cultura Dendicasa, a ideia de fazer a obra surgiu em 2016, quando Janne completou meio século de carreira. Desde essa data desenvolveu-se uma pesquisa que pudesse resgatar toda a história de sua vida na relação com a dança. Por dois anos, foi realizada uma minuciosa busca de seus trabalhos coreográficos e, a partir dos resultados, nasceu a obra intitulada “Pedaços de Mim”.

Realizado pela Escola Porto Iracema das Artes, o Entre Telas promove conversas online com artistas e pesquisadores a fim de debater a criação artística em diferentes contextos. Já aconteceram diversas edições nas áreas de Artes Visuais e Fotopoéticas. Agora, Dança e Música iniciam suas ações no programa.

Sobre Janne Ruth

Professora e coreógrafa, baiana de Vitória da Conquista, formada em Ballet Clássico e Metodologia do Ensino da Dança pela Escola de Ballet Hugo Bianchi 1979 tem formação nos nove estilos pela Escola Dance Center, afiliada da Universidade Católica da Bahia. Estudou Geologia e é formada em Serviço Social. É também produtora e gestora social e cultural, tem mestrado em Dança pela UNIC – União Internacional de Intercâmbio Cultural; Fundou sua Escola de Ballet em Fortaleza em 1981 e, em 1991, a Cia de Dança Janne Ruth. Em 1994, fundou também a ONG Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações. Janne Ruth é ainda idealizadora e diretora do FENDAFOR – Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará, em sua 20ª Edição, o Festival acontece desde 2000 em Fortaleza e mais 14 municípios. Em 2016, Janne Ruth completou 50 anos de dança.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O que: Vida e obra da coreógrafa baiana Janne Ruth serão tema do primeiro Entre Telas Dança
Quando: 4 de agosto (terça-feira), às 15h
Onde acessar: Perfil do Instagram do Porto Iracema das Artes

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Luca Souza
Carregar Mais Em Artes Visuais

Sobre Luca Souza

Estagiário no setor de criação de conteúdo do Foobá

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!