Você quer “Sonho de Uma Noite de Verão” na versão caririense? Pois tome

É teatro de rua e de graça na UFCA

Sonho de uma noite de verão cariiri

As obras de William  Shakespeare já era bem recebidas por aqui, mas uma versão de inédita de umas peças do dramaturgo vai deixar os caririenses mais apaixonados pelos os clássicos. ” Sonho de Uma Noite de Verão” foi adaptada para a linguagem de cordel e ganhou vocabulário e elementos da cultura popular do Cariri, com direito a coco, maracatu, reizado e diversos personagens bem presentes na nossa cultura.

O espetáculo de rua faz parte do projeto Laboratório Cênico, ligado a pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e estreia na próxima quinta-feira (07), às 17h, no pátio da Universidade,campus Juazeiro. 

Na peça, o público confere o espetáculo que reúne dança, teatro, circo e música. Toda diversidade do projeto foi construída com pesquisas e vivências com mestres de cultura  do Cariri.  A modificação do texto foi feita por Paulo Anaximandro, que também é diretor de cena.

“ Nós  escolhemos Sonho de Uma Noite de Verão para adaptar para linguagem de cordel  e trazer para a realidade, não só adaptação de texto, mas de ambiente também,a história realmente se passa no Cariri. Eles se encontram no horto, fogem para Chapada do Araripe, pretendem se  casar em Nova Olinda.” afirma Paulo.

Embalado com canções autorais, nos ritmos do forró, coco, música cabaçal e maracatu.O  teatro de rua permite que a arte da dramaturgia ocupe vários espaços da cidade, os atores atores utilizam seu corpo e sua voz a serviço da construção estética no espaço aberto.A primeira exibição da peça faz parte da programação do I Festival UFCA de Cultura.

Sonho de Uma Noite de Verão 

 

A obra relata três tramas: Hérmia, Lisandro, Demétrio e Helena e suas confusões amorosas, o rei da floresta do Araripe, Zefo e a rainha das fadorinhas, Diana e seus desentendimentos e magias, e Raimunda e os camponeses, que estão ensaian do uma peça.

As histórias se amarram com o casamento do duque Teseu e a rainha do cangaço, Hipólita. Com este delicioso texto, repleto de magia, confusões e humor, os leitores poderão ter um primeiro contato com esta divertida peça, uma das mais célebres obras de Shakespeare, em linguagem de cordel.

Laboratório Cênico 

O espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão  faz parte do projeto Laboratório Cênico Musical, ligado ao Centro de Estudos Musicais do Cariri – CEMUC e que montou, em 2017, o espetáculo infantil “A Lenda do Beija Flor”, envolvendo, em média, 25 pessoas entre discentes, servidores docentes e servidores técnicos administrativos da UFCA, além de voluntários externos à instituição. O projeto culminou em nove apresentações no Cariri, entre outubro e dezembro do mesmo ano, atingindo um público de aproximadamente mil espectadores no total.

Serviço

Sonho de Uma noite de Verão

Quando: 07 de novembro de 2019

Onde: Pátio da UFCA – Campus Juazeiro do Norte

Organização: PROCULT/UFCA Laboratório Cênico 

 

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Cultura

Sobre Rayssa Leonel

Graduada em Jornalismo pela UFCA - Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora e caririense bem orgulhosa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!