Denise Fraga interpreta Galileu Galilei em performance no Dramaturgia EnCena

Além da performance, a atriz compartilha experiências com o público em workshop onlin




Cultura, Teatro


Com uma programação online voltada para performances do teatro, o Dramaturgia EnCena, projeto do Sesc Fortaleza, realiza a sua segunda edição durante o mês de setembro. Nesta quinta-feira (10), a atriz Denise Fraga apresenta uma experiência cênica do texto “Galileu Galilei – A Arte da Dúvida”, às 20h, no Youtube do . 

Autora, produtora de teatro, televisão e cinema, Denise Fraga relata que esse trabalho é uma forma de fazer o teatro existir “nesses tempos tão estranhos”.  “É um solo, uma maneira de dizer como o texto me move, me comove, e é tão atual, diz tantas coisas que a gente precisa ouvir, além de ser muito divertido também”, conta. 

Em um elogio ao conhecimento e ao valor da ciência, a peça narra parte da biografia do cientista italiano Galileu Galilei, que conseguiu provar que a Terra girava em torno do Sol, mas foi obrigado a negar publicamente a sua descoberta para não ser queimado na fogueira da Santa Inquisição.  

A atriz viveu Galileu Galilei na premiada montagem homônima, sob direção de Cibele Forjaz, nos anos de 2015 e 2016. Agora, ela retorna à obra de Bertolt Brecht, um dos mais reconhecidos da dramaturgia do século XX, criando novas pontes com o tempo presente. Após a apresentação, a artista participa de bate-papo com mediação do Cleudivan Noronha, supervisor de Cultura do Sesc Fortaleza.  

Arte de compartilhar  

Nesta edição, além da apresentação, o público também pode compartilhar as vivências e aprender sobre a dramaturgia com Denise Fraga no workshop “O intérprete e a comunicação do texto”. A oficina online acontece de 14 a 17/09, de 19h às 22h, através da plataforma Zoom. Com investimento de R$60,00, as inscrições para o workshop podem ser realizadas através do , no qual os interessados deverão preencher uma carta de intenção. As vagas são limitadas. 

“Sou uma amante da palavra, acredito no ator como um agente da palavra, aquele que tira a palavra da estante, tira a poeira e embala em poesia para entregar ao espectador. Acredito no teatro como grande ritual de reflexão, onde a palavra tem força fundamental. E essa é uma forma de compartilhar experiências, pensar juntos, tentar encontrar caminhos para o nosso ofício. Dar o valor que a palavra e os autores merecem”, explica Denise Fraga.