Mostra discute Corpos, Movimentos e Direito à Cidade

Realizado pelo Coletivo Camaradas e Organização Caldeirão das Dança, a Mostra tem o objetivo de refletir o direito à cidade, a partir dos movimentos da linguagem estética do corpo e a sua dimensão política.




Cultura

A terceira edição  da Mostra Corpos em Fluxo tem como tema: Corpos, Movimentos e o Direito à Cidade, acontecerá em formato virtual, no período de 24 a 29 de maio de 2021 e será constituído de mostra não competitiva de videodança e videopeformance, com mesas de vivências, debates e fórum de experiências. A transmissão será gratuita pelas plataformas do Youtube e Facebook. 

Realizado pelo Coletivo Camaradas e Organização Caldeirão das Dança, a Mostra tem o objetivo de refletir o direito à cidade, a partir dos movimentos da linguagem estética do corpo e a sua dimensão política. Corpos em Fluxo é financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, através do Edital de Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará, da SECULT-CE, pelo projeto Território Criativo do Gesso Crato-CE).     

A Mostra contará com a participação de artistas e gestores do cenário nacional das artes. 

Para Junior Pessoa, idealizador da Mostra, a intenção é possibilitar o acesso e difundir a cena da videodança, das intervenções e da vídeoperformance. Ele destaca a importância das parcerias e da política fomento para pesquisa, criação e circulação da dança. Junior enfatiza que esse é um momento de afeto, arte e educação e ao mesmo tempo de proporcionar diálogos entre a sociedade civil e o poder público.  

A Mostra de vídeo, abriu inscrições durante o período de 15 dias e contou com trabalhos de diversas cidades brasileiras, sendo selecionado o total de 10 vídeos para compor a programação. Os vídeos estarão disponíveis nos canais do Caldeirão das Danças e do Coletivo Camaradas.

Mesas de debates:  

24/05/2021 – Movimento Corpo, Cidade e Performance 

Participação: Mônica Galvão – São Paulo- SP; Beatriz Cruz – São Paulo – SP ; Silvia Moura –  Fortaleza-CE; Alexandre Lucas- Crato-CE.

Mediação: Andeciele Martins – Crato-CE 

26/05/2021 – Corpos excluídos e as pedagogias da transformação 

Participação: Katiana Pena – Fortaleza -CE; Gerson Moreno – Itapipoca-CE; Wihalley Januário, Exú-PE; Ticiana Ferreira -Crato-CE. 

Mediação: Ricardo Alves-Crato-CE,

27/05/2021 – Danças, telas, comunidades e a pandemia. 

Participação: Felipe Alves-Natal-RN; Baiano – Juazeiro do Norte-CE; Flávio Rocha – Crato-CE. 

Mediação: Junior Pessoa – Crato-CE

O Fórum Corpo e Cidade acontecerá no dia 29 de maio, às 15h, tendo como participantes organizações atuantes no Território Criativo do Gesso, pontos de cultura, associações e coletivos do cariri, gestores públicos e fazedores culturais para compartilhamento de experiências e debater sobre políticas de cultura de base comunitária.

LEIA TAMBÉM

Sobre Beatriz Morais

Beatriz Morais, formada em jornalismo pela Universidade Federal do Cariri-UFCA, é mãe de gatos, cratense e apaixonada por leitura e música boa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.